Como Escolher o Modelo Ideal de Painel Para TV

 

Posicionar uma TV de tela plana em um painel consegue elevar o visual de qualquer sala de estar. Projetado para unir estilo e funcionalidade, o painel para TV garante a segurança do aparelho televisor e auxilia na organização do local ao guardar consoles de videogame, livros, equipamentos de mídia variados etc.

Esse móvel versátil é vendido em diferentes estilos e tamanhos, desde os mais básicos até os repletos de compartimentos. Diante de tantas opções pode ser desafiador escolher o modelo ideal.

Para te guiar nesse processo, destacamos os principais fatores que você deve levar em consideração ao escolher seu painel para TV.

painel de tv em madeira

4 dicas para escolher o modelo ideal de painel para TV

Encontre o móvel perfeito para o seu televisor e seu cômodo aplicando nossas 4 dicas práticas e simples.

  1. Confira as especificações da TV e do móvel

As dimensões da sua televisão devem servir como parâmetros na hora da escolha. O motivo é simples: os painéis são projetados para suportar TVs com altura e peso específicos.

Geralmente, a ficha técnica do móvel informa a quantidade máxima de polegadas, assim como o peso máximo suportado com segurança. Utilize essas informações como um guia a fim de garantir a compatibilidade entre o painel e o aparelho.

Além disso, recomendamos que o painel seja maior do que a televisão de forma que, no mínimo, 15cm fiquem sobrando ao redor da TV. Isso garantirá uma proporção harmoniosa entre os dois elementos.

  1. Considere as características do cômodo

Agora que você sabe as medidas básicas e a quantidade de peso que o painel deve suportar, o próximo passo é analisar as características gerais do cômodo onde a peça de mobília ficará.

Primeiro, meça o tamanho da parede que receberá a peça e, com base nisso, estime o espaço que pode ser ocupado pelo painel. Lembre-se de considerar os objetos em volta e favorecer o acesso a tomadas.

Um truque para visualizar como a peça ficaria no ambiente é utilizar fita de pintor ou fita crepe comum para delimitar a área que seria ocupada pelo móvel.

Em relação ao tamanho do cômodo em si, é preciso escolher o modelo ideal de painel para TV que combine com o espaço disponível.

Sala de estar pequena

Um bom painel de TV para sala de estar pequena deve criar a impressão de amplitude, caso contrário, o local parecerá menor do que já é.

A fim de alcançar esse efeito, recomendamos painéis que possuam uma ou mais das características a seguir:

  • Tom que promova pouco contraste com a cor da parede;
  • Detalhes espelhados;
  • Tom neutro (branco, off white, marrom claro, bege etc.);
  • Estilo minimalista ou sem detalhes chamativos;

Sala de estar grande

Se a sua sala de estar, de TV ou outro ambiente destinado à televisão é amplo, você terá mais liberdade ao escolher o modelo ideal de painel para TV.

Entretanto, isso não significa que qualquer móvel é apropriado a cômodos espaçosos. Alguns fatores precisam ser levados em consideração.

Por exemplo, ambientes extremamente espaçosos podem parecer vazios e não convidativos.

Para reduzir esse efeito, opte por um painel grande com revestimento em tonalidade escura. Essas características contribuem para “ocupar” visualmente o espaço, deixando-o mais aconchegante e pessoal.

  1. Avalie a necessidade de armazenar itens

A escolha do modelo ideal não pode negligenciar os aspectos funcionais do painel para TV. Afinal, é comum que ele cumpra a função de guardar os eletroeletrônicos que acompanham a televisão.

Nesse contexto, é preciso eleger um móvel cuja capacidade de armazenamento seja adequada às suas necessidades.

Felizmente, a variedade de modelos comercializados facilita a tarefa de escolher o modelo ideal de painel para TV em termos de armazenamento. Abaixo destacamos os modelos mais comuns e quais usos são compatíveis com eles:

Painel para TV simples

Esse tipo de móvel não possui elementos para guardar objetos. Trata-se da opção mais básica e discreta disponível no mercado.

Por isso, ela é ideal para estéticas minimalistas, ambientes pequenos e para complementar salas de estar que já possuem um rack ou móvel dedicado a armazenar eletroeletrônicos.

Painel para TV com prateleiras

Semelhantemente ao painel simples, esse modelo não chama muita atenção, porém é capaz de suportar alguns objetos.

Devido ao fato das prateleiras deixarem os objetos visíveis, esse tipo de mobília é uma ótima opção para quem deseja expor acessórios decorativos, pequenos vasos de plantas, retratos etc.

Painel de TV com rack

Esse modelo pode apresentar compartimentos fechados (como gavetas, portas ou ambos) ou abertos (nichos e estantes).

É o tipo de painel mais indicado para quem precisa armazenar eletroeletrônicos e itens variados.

Eles costumam ocupar mais espaço, portanto é necessário planejar com atenção ao instalá-los em cômodos pequenos.

Siga o estilo decorativo predominante

Além de funcional, o painel também é um elemento decorativo e, como tal, deve harmonizar com a decoração preexistente como um todo.

Quando isso não acontece, a desconexão entre o painel e o restante dos elementos do cômodo pode distrair quem assiste TV e prejudicar a experiência de entretenimento.

O segredo para evitar esse problema é observar qual estilo predomina no ambiente e optar por uma peça de mobília que o incorpore.

Caso você não saiba determinar o estilo principal, atente-se às cores, aos móveis e aos itens decorativos do seu cômodo ao escolher o modelo ideal de painel para TV.

Lembre-se que o painel deve “conversar” com eles de alguma forma, seja por uma tonalidade, formato ou temática em comum. Veja alguns exemplos:

Ambientes minimalistas

A simplicidade do minimalismo combina com painéis com linhas geométricas, compartimentos abertos e cores neutras, como branco, off whites e preto.

Ambientes com diversos itens decorativos e/ou cores vibrantes

Cômodos que possuem muita informação visual também se beneficiam dos painéis minimalistas. Isso ocorre porque a neutralidade desse estilo auxilia a equilibrar a intensidade de objetos decorativos e de tons chamativos.

Ambientes tradicionais

A estética tradicional pede por painéis de madeira ou com padrão amadeirado com ornamentos. O intuito é evocar uma atmosfera de elegância clássica, por isso, móveis com estilo contemporâneo e minimalista devem ser evitados.

Ambientes com muitos tons neutros

Nesse caso, é possível seguir o caminho oposto ao minimalismo.

Visto que o excesso de tons neutros pode produzir um visual entediante e sem vida, a recomendação é ousar um pouco. Um painel colorido pode servir como ponto focal do ambiente e dar o toque de personalidade que faltava.

Esperamos que nosso post tenha sido útil para te ajudar a escolher o modelo ideal de painel para TV. Se gostou, compartilhe-o com outras pessoas à procura do painel de TV perfeito.

Leia também:

Deixe seu comentário