Luminárias Estilo Industrial

O estilo industrial não surgiu recentemente, na realidade ele foi criado na década de 70 em Nova York. As pessoas compravam galpões abandonados na época, e transformavam em casas ou em pequenos lofts. Porém, os canos de metais, e toda a estrutura típica de fábricas ficavam aparente, e isso acabou se tornando  inspiração de decoração industrial!

Além dos cabos e tubulações que ficam aparentes, existem outros itens que remetem bem a esse estilo. As luminárias estilo industrial são ótimos objetos de decoração para você que quer mudar um pouco o ambiente da sua casa.

COMO DECORAR A CASA COM LUMINÁRIA INDUSTRIAL

O foco da iluminação neste tema é deixa-las aparentes, com lâmpadas expostas, fios e estruturas de metais. Tudo que se aproxime ao máximo do estilo rústico e diferente.

Existem diversos tipos de formatos de luminárias e de diferentes materiais que podem combinar muito com o estilo industrial.

Se você busca um ambiente bem iluminado e elegante, pode acrescentar trilhos nos tetos. Isso permite que você distribua a luz em todo o ambiente sem precisar furar todo o teto. Além disso, a facilidade em direcionar a luz é um dos pontos positivos das luminárias estilo industrial.

Essas luminárias são perfeitas para ambientes como a sala de tv ou de estar. Caso sua casa seja de conceito aberto, é interessante distribuir vários trilhos pelo ambiente integrado criando uma iluminação única.

Se o objetivo é esconder a iluminação, invista no trilho da mesma cor do teto, assim ele passará como um sutil detalhe em toda a decoração. Mas, se o foco é destacar esses elementos que lembram fábricas, os trilhos de cores como preto, cinza, cobre e metálico são os mais indicados.

Outra opção luminárias estilo industrial que combinam em qualquer ambiente são os pendentes,  que são luzes penduradas por cabos visíveis. Esse tipo de iluminação combina muito bem com a cozinha, ou sala de jantar, onde você direciona a luz para um móvel específico, seja ela uma bancada da cozinha, ou uma mesa.

As luzes em formato de cascata também tem feito bastante sucesso nas residências industriais. O design diferente permite que os fios das lâmpadas fiquem meio presos e outros soltos, criando diferentes níveis de decoração e uma nova maneira de agregar mais estilo ao ambiente.

Nos quartos, os pendentes ganham destaque como objetos de decoração. Utilizados para substituir o abajur, pode focar na mesinha lateral da cama. É importante utilizar luzes no teto no quarto para manter o ambiente bem iluminado, os pendentes neste caso são usados penas como objetos de decoração!

Já os banheiros podem apostar em uma iluminação mais intimista, com pequenos spots de luz em cima dos espelhos e direcionada para baixo, ou se preferir utilizar o mesmo modelo dos quartos. Pendentes na lateral do espelho torna o ambiente elegante e bem minimalista.

Além das iluminações integradas ao teto, você pode investir em pequenas luminárias para fazer parte da sua casa.  Hoje em dia há diversos pingentes bem estilosos para usar como um ornamento em volta da luz. Diamante, estrelas, coração, tudo feito com metal e de cores que se destacam, são ótimos itens para sua casa.

COMO FAZER LUMINÁRIA ESTILO INDUSTRIAL

A felicidade de ter algo confeccionado por você é maravilhoso, então que tal aproveitar isso e criar a sua luminária? Você pode criar diferentes modelos, basta ter muita criatividade!

Os canos de cobre pode se transformar em uma luminária de chão bem diferente e a cara das luminárias estilo industrial.   Você vai precisar de:

  1. Canos de cobre
  2. Capa para soquete de cobre
  3. Conexão de 90º
  4. Flecha e soquete
  5. Cabo
  6. Madeira

Neste vídeo a Youtuber Nat Dametto ensina como fazer essa luminária bonita e super útil para aquele cantinho da leitura!

Um objeto diferente pode se transformar em uma linda luminária, como é o caso do Colhedor de Frutas, você encontra em lojas que vendem produtos de jardinagem, casa e afins.
Com o cabo do colhedor fica mais fácil de colocar o soquete com o cabo já ligado, depois coloque a lâmpada dentro e pendure sua nova luminária, todos vão adorar.

Se você tem habilidades, pode criar várias  luminárias estilo industrial, aproveite para reutilizar materiais como madeiras velhas, garrafas vazias e até fazer base de cimento e utilizar lâmpadas antigas.

Gostou das nossas dicas de Luminárias Estilo Industrial? Comente aqui embaixo qual iluminação você gostaria de colocar na sua casa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *