Quem inventou a máquina de solda?

Afinal, quem inventou a máquina de Solda? Entenda a história da soldagem neste compilado sobre o assunto.

A soldagem é uma técnica que possibilita a junção de peças de metal usando a fusão como principal meio, sendo algo bastante importante e amplamente utilizado principalmente na indústria e também em artesanato, joalheria, engenharia, entre outros. O intuito é unir definitivamente as partes, fazendo com que elas se tornem uma só sem comprometer as propriedades físicas e químicas dos materiais base.

Há diversos tipos de soldas, cada um voltado para suas várias aplicações e tipos de materiais a serem ligados. Os processos de soldagem, geralmente, precisam de uma fonte de energia (gerando a fusão) e um material de adição (para ocupar o espalho entre os materiais de ligação das partes).

máquina de solda

A história da soldagem

A evolução da soldagem moderna alavancou através da Revolução Industrial, desde a descoberta do arco elétrico, em 1801. Em 1877, a soldagem por persistência foi estudada e, no ano de 1885, foi criado a soldagem por arco elétrico, usando um eletrodo feito de grafite – que depois foi trocado por um arame metálico e que muito tempo depois iria se tornar o processo de solda mais conhecido entre todos até os dias de hoje.

Ela seguiu se desenvolvendo amplamente e, no ano de 1907, foi aplicada a patente do primeiro eletrodo revestido, que se tornou o método mais estável. A primeira máquina de solda portátil foi criada em 1911, e em 1916, ocorreu a evolução da primeira versão do processo de soldagem MIG (Metal Inert Gas). 

A demanda por produtos metálicos cresceu bastante com a Primeira Guerra Mundial, oque ajudou para o estabelecimento dos produtores de ferramentas de soldagem. Foram inseridos novos processos de soldagem, com novos modelos de eletrodos.

Ao longo dos anos de 1930, a soldagem foi um dos elementos mais importantes que contribuíram na indústria naval de estaleiros se estabelecer, começaram as pesquisas para desenvolvimento da técnica de soldagem TIG (Tungsten Inet Gas), que utiliza eletrodos de tungstênio em atmosfera de gás inerte, sendo relevado em 1942. Em 1935, foi criado o processo de solda por Arco Submerso famoso por suas fortes fontes de energia e grande poder de deposição de material.

O arco elétrico é formado por uma camada de minerais granulados que atua como proteção do cordão de solda, ficando coberto por esse fluxo mineral no decorrer de todo o processo, por essa razão tem o nome de Arco Submerso. Na próxima década, foi inventada a solda MAG (Metal Active Gas) que funciona através de um gás ativo que comunica com a poça de fusão. Já a soldagem MIG, que usa um arco elétrico em atmosfera inerte, foi desenvolvido mais ainda quando surgiu a primeira tocha manual. Dessa forma, a soldagem tomou conta da indústria naval de vez.

Na década de 1950, chegou a solda feita de gás carbônico, que fez com que a solda MAG se tornasse com processo ainda mais barato, e fazendo com que ela tomasse conta dos processos produtivos em aço. Foi nessa época que também chegaram os processos de corte plasma e o método de solda com arame tubular, fisicamente parecido ao MAG e bastante produtivo, que inclusive substituiu o eletrodo revestido em vários segmentos.

A evolução da soldagem

Já em 1960, deu inicio ao uso da solda por feixe de elétrons para a fabricação de aviões. A corrida espacial, que aconteceu no fim da década de 1960 e começo da década de 1970, ajudou para estudos e mais evoluções dos processos de soldagem, pela necessidade de novas tecnologias.

A carência de profissionais qualificados fez com que mais e mais escolas de formação e capacitação aparecessem aproximadamente nos anos 1980. No decorrer da década de 1990, novas evoluções surgiram, como a solda por ficção mecânica e a formação de uma técnica que amplia em até 300% a penetração de fluxos de cordão de solda.

As evoluções não pararam por ai: em 2000, surgiu a solda por pulso magnético e, em 2008, chegou a solda híbrida a laser/MIG.

O avanço está bem longe de terminar. As tendências indicam para processos cada vez mais automatizados, além de soldas e cortes a laser. Os desenvolvimentos tecnológicos e de novos materiais exigem novas técnicas de soldagem, que ainda tem bastante a oferecer. 

Quem inventou a máquina de solda?

A soldagem foi inventada pelo russo Nikolai Slavyanov em 1888.

Deixe seu comentário