Dicas para construir uma kitnet

Ter a sua própria casa, seu próprio cantinho é algo sem igual. Você pode decorar como quiser e ainda ter sua independência. Para aqueles que querem começar uma nova etapa e ter o seu lar, as kitnets são pequenas e perfeitas para quem vai morar sozinho.

O QUE É UMA KITNET

Kitnet, ou quitinete, são pequenos espaços, em sua maioria com três cômodos: Sala e cozinha  integradas, quarto e banheiro. Como um pequeno studio, é possível ter um lar aconchegante, pequeno e fácil de cuidar.

Muitas pessoas optam por essa moradia, já que com a correria do dia a dia, utiliza a casa apenas para descasar nos momentos fora do trabalho e estudo.

Com tantos espaços compactos hoje em dia, é fácil de confundir com os nomes: loft, studio, kitnet e flat.  Mas antes de saber mais sobre a kitnite, que tal aprender a diferença entre os nomes usados na arquitetura?

  • Loft: são espaços bem amplos, parecidos com galpões antigos, e sem paredes dividindo espaços.
  • Flat: Como um pequeno apartamento, com paredes dividindo espaço, seu diferencial está por disponibilizar serviços de hotel. É como se hospedar em um hotel, as taxas de limpeza, segurança, recepção, lanchonete são todas cobradas com o condomínio.
  • Studio: Parecido com o loft, seu espaço é acolhedor e perfeito para os jovens. A diferença se dá por utilizar paredes como divisória dos cômodos.
  • Kitnet: Espaços de 20 a 40 metros quadrados, que podem ter até dois quartos. Tem sala e cozinha integrada.

 QUANTO CUSTA

Se você está juntando dinheiro para ter o seu próprio imóvel, começar pagando aluguel de uma kitnet pode ajudar. Os valores variam de região para região, principalmente no litoral já que são mais comuns essas moradias.

Para construir uma kitnet, segundo o site Habitissimo, o valor é de R$:50 mil reais em média, e uma pronta em um prédio novo sai em torno de R$:250 mil reais. Tudo depende de como você deseja que fique a sua casa.

COMO CONSTRUIR

Para construir qualquer imóvel são necessários profissionais capacitados para isso, desde o esboço do projeto, até os últimos retoques.  Já que o seu objetivo é construir a própria kitnet, primeiro é preciso desenhar o projeto.

Anote como você deseja que o ambiente seja. Quarto  integrado aos demais ambientes? Cozinha maior e sala menor? Especifique tudo para que o arquiteto saiba como os espaços deverão ficar.

Depois disso analise os gastos, faça o orçamento com os pedreiros desde a mão de obra até os produtos que farão parte da construção.

 PLANTA DE KITNET

O objetivo da kitnet é transformar um espaço pequeno em funcional. Aproveitar ao máximo cada cantinho para que você tenha liberdade e tudo que deseja em poucos metros quadrados.

Hoje em dia é possível encontrar kitnets de até 2 quartos, mas fique atento se realmente será necessário esse quarto extra, um apartamento de apenas 1 quarto pode trazer mais conforto.

COMO DECORAR

  • Luz: use e abuse das luzes, isso fará com que o ambiente fique mais claro e maior. Pendentes e spots de luz são modernos e elegantes.

  • Esconda a cama: Se você é do tipo que prefere esconder alguns cômodos, e não quer gastar com construção de mais uma parede, os móveis planejados são perfeitos para separar e criar um novo cômodo.

  • Cores e objetos: evite paredes coloridas, tons mais claros como o branco dão a ilusão de ambientes maiores, por isso deixe as cores para os objetos de decoração e móveis.

  • Espelhos: coloque espelho em uma parede, o reflexo do cômodo irá “duplicar” e todos que visitarem irão se sentir em um espaço maior e mais aconchegante.

As kitnets podem ser grandes negócios para aqueles que querem investir no mercado imobiliário, uma vez que o crescimento por pequenos espaços tem aumentado! Além disso, o custo de criação de uma é bem menor do que de outros imóveis hoje em dia.

Se o seu objetivo é investir em uma, pesquise bem os locais e valores! Converse com moradores do bairro para conhecer mais sobre o local, e tire todas as duvidas antes de entrar de cabeça em um negócio .

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *