Casa Container: Modelos para Inspirar e Como fazer

A construção de uma casa é uma tarefa que envolve muito planejamento, tempo e diversos custos, especialmente quando pensamos em imóveis construídos em alvenaria. Porém, novas alternativas vem ganhando mais espaço nos últimos tempos: uma delas é a casa container.

Bem conhecidas lá fora, as casas feitas de containers já são lares de artistas na Inglaterra e também compõem vilas de estudantes na Holanda, e ganham cada vez mais adeptos por ter a reputação de ser uma alternativa para quem segue uma linha mais minimalista e ecologicamente sustentável.

Casa Container – O que é?

As casas containers são casas que tem como principal estrutura o uso de containers utilizados tipicamente para o transporte de carga. Feitas de aço, são consideradas resistentes e de uso vantajoso na construção civil, seja pela força de sua estrutura (capazes de resistir ao peso de 10 containers empilhados), quanto por sua vída útil total, que está estimada em 100 anos. E na prática ela não deixa dever em praticamente nada na comparação com estruturas de alvenaria.

Quais são as vantagens?

A adoção da tendência da casa container oferece diversos benefícios que vem pesando cada vez mais na escolha. Confira quais são elas:

Economia com despesas: Se for bem planejada, a construção de uma casa container tende a ser vantajosa quando estamos pensando em custos e tempo de execução. Isso porque dependendo da fundação, a despesa pode ser mínima, assim como os custos do container em si (embora com um preço salgado, ele já possui uma estrutura forte o suficiente). Nisso também é possível mencionar economia de materiais na construção em si (chega a ser 30% menor na comparação com imóveis em alvenaria), e mão de obra reduzida.

Tempo de execução da obra: O uso do container na construção de uma casa elimina boa parte do tempo que seria dedicada à fundação e estrutura, assim como a mão de obra, o que deixa o tempo de execução do projeto algo bem menor. É possível dizer que o metro quadrado de uma casa container é produzida 35% mais rápido na comparação com a alvenaria.

Sustentabilidade: Se você é um adepto de atitudes que minimizem impacto ambiental, vai gostar de saber que as casas container apresenta um aproveitamento quase integral dos materiais usados, além de  gerar muito menos poluição e entulho durante a obra. Além disso não requer o uso de água.

Resistência e vida útil: A estrutura de containers são fortes, sendo considerados elementos resistentes e seguros para a construção civil. Além disso, a peça apresenta uma vida útil bastante longa, podendo durar até 90 anos quando bem conservada.

Quais são as desvantagens?

Claro que nem tudo são flores e obviamente o projeto de ter uma casa container também tem suas desvantagens. Veja algumas:

Espaço pode ser obstáculo: Sendo uma construção modular, de espaço limitado a um container, pode haver alguma dificuldade na hora de pensar o projeto. Portanto o assunto requer um planejamento a mais para sanar as dificuldades de acordo com as funções de cada cômodo.

Nem todo terreno serve: O terreno para a casa deve ser capaz de comportar tanto os containers quanto contar com espaço viável para os guindastes fazerem manobras e assim trabalhar na conexão entre as caixas.

Nem todo container serve: Nem todo container serve para construção civil. É preciso verificar, por exemplo, o tipo de carga que a caixa transportou pois caso a carga seja de material tóxico, a indicação é partir para procurar outro. Além disso é preciso procurar junto a Prefeitura do seu município qual a altura mínima exigida para a aprovação do projeto e assim procurar o container tendo essa informação como base.

Requer mão de obra especializada: A construção de casa container requer mão de obra especializada uma vez que o uso da peça requer cuidados especiais no que diz respeito a corte de esquadrias (porque os cortes podem comprometer a estrutura e resistência do material), conforto térmico e acústico.

Requer manutenção antes da construção: Devido ao material e também a proximidade do mar (uma vez que na maior parte do tempo elas se destinam ao transporte náutico), é preciso de manutenção preventiva e também tratamento caso haja ferrugem.

Regulamentação pode ser um obstáculo: Sendo um tipo novo de construção, a legislação pode ser um pouco capenga no que diz respeito a facilidade para obter financiamentos. Além disso os alvarás e licenças – que embora sejam os mesmos exigidos para as construções em alvenaria – podem ser mais complicados de obter em algumas cidades uma vez que essa modalidade ainda é pouco usual. Sendo assim reuna os documentos básicos o quanto antes para evitar excessos de burocracia.

Se você está interessado em uma casa container, a palavra chave aqui é “planejamento”. É preciso pesquisar todas as informações possíveis para que seus planos se tornem realidade e sem dores de cabeça.

Fotos de Casa Container

Está a fim de inspiração? Dá uma olhada em alguns modelos:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *