Carpete de Madeira: 5 opções para usar em casa

Os pisos de madeira são elementos tradicionais e super cobiçados na decoração. Afinal estamos falando de algo super versátil, que combina com praticamente todos os estilos e dá um toque aconchegante a qualquer ambiente. Mas, para obter esse efeito saiba que não é preciso lidar com o material maciço pois existem outras possibilidades que podem simular o efeito: você conhece o carpete de madeira?

Carpete de Madeira
Carpete de Madeira pode ser uma ótima opção para deixar seu ambiente mais confortável e aconchegante.

Carpete de Madeira

O carpete de madeira é formado uma folha fina de madeira natural que está colada a uma base de madeira processada encaixadas lado a lado e formando o efeito amadeirado. Sendo assim ela tem espessura mais fina que os pisos tradicionais.

Esse tipo de instalação pode ser feita sobre contrapiso ou piso frio, que deve estar protegida por uma manta de separação. Devido ao tipo de instalação por encaixe é comum a classificação como piso flutuante.

vantagens e desvantagens

Assim como todas as opções que escolhemos para nossa casa, o carpete de madeira tem uma série de prós e contras.

Entre as vantagens é possível destacar: a rapidez na instalação, o preço (uma vez que ele custa menos em comparação a pisos de madeira maciça), o aspecto (pois a estética é suficientemente parecida) e também o conforto térmico (uma vez que o carpete é um bom isolante térmico e mantém a temperatura do local estável).

Já entre as desvantagens é preciso citar: isolamento acústico ruim (ele fará barulhos que podem ser irritantes por quedas de objetos e passos sobre sua superfície), menos resistência a água (o que inviabiliza seu uso para ambientes externos e áreas úmidas), baixa resistência e maior propensão a apresentar riscos em sua superfície.

Qual a diferença entre carpete de madeira e piso laminado?

Tanto o carpete de madeira quanto o piso laminado apresentam características semelhantes, mas a diferença fica por conta do revestimento: o acabamento do carpete de madeira apresenta folhas de madeira enquanto o laminado tem revestimento de lâmina de fórmica com estampas de madeira, o que torna o revestimento do piso laminado mais durável nessa comparação.

Sendo assim o piso laminado tem maior durabilidade que o carpete, porém ambos tem menos resistência do que o piso de madeira maciça.

Cuidados com Carpete de Madeira

O carpete de madeira exige alguns cuidados para sua limpeza e conservação. Veja só:

Evite uso de material abrasivo: esse modelo de baixa resistência ao uso de água e material abrasivo de qualquer espécie.

Use vassoura de cerdas macias ou aspirador: isso é suficiente para remover a poeira da superfície, caso você pretenda fazer uma limpeza rápida.

Use pano úmido para limpeza pesada: Como já mencionamos, o carpete de madeira tem pouca resistência ao uso de água, portanto em caso de uma limpeza mais pesada, use apenas o pano úmido em vez de pano molhado.

Nunca use cera: O uso do produto pode acabar danificando o revestimento do carpete de madeira, portanto não utilize nenhum tipo de cera.

Forre os pés dos móveis com feltro: Evitar arrastar seus móveis é a melhor opção, mas em caso de necessidade use feltro no pé dos móveis para assim evitar riscos e danos durante deslocamento.

Opções de carpete de madeira

Um ponto interessante é escolher o carpete de madeira prestando atenção nas cores disponíveis. E claro, existem diversos tons disponíveis:

Tons de marrom clássicos: Escolhas bem tradicionais, eles reforçam o ar aconchegante e rústico do cômodo.

Tons escuros e preto: Modelos com cores escuras tendem a reforçar um ar sofisticado e rústico ao ambiente, sendo uma escolha não muito usual, porém bastante interessante para qualquer composição devido a sua versatilidade.

Tons de cinza: Tanto quanto o preto, esses tons são ótimos para dar um ar sofisticado ao cômodo e também usar algo longe da mesmice dos tons tradicionais, embora ainda mantenha um aspecto sério.

Branco e tons creme: Escolhas interessantes para quem deseja um pouco mais de leveza e suavidade ao cômodo, sendo uma boa ideia principalmente para quartos.

Tons quentes: Cores como amarelados ou alaranjados são bastante próximos dos tons clássicos do marrom, porém mais vibrantes. São boas escolhas, mas precisam de um pouco mais de cuidado na escolha dos móveis e também das cores que farão o resto da composição do cômodo.

Carpete de Madeira claro
Carpete de Madeira claro

Precisa de inspiração? Então vamos lá!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *