Tijolo de Vidro: Porque ele é importante?

Figurinha carimbada em fachadas e decoração de interiores, os tijolos de vidro continuam na ativa. Versáteis e funcionais, podem ser utilizados em diversos ambientes, e  com isso seguem valorizados por quem deseja construir ou reformar, proporcionando um ar mais moderno e cheio de personalidade ao seu projeto.

Está a fim de saber mais sobre a versatilidade da peça e sua importância? Então você está no lugar certo.

Tijolo de Vidro

Os tijolos de vidros apresentam composição de duas paredes de vidro (formadas por restos de vidro, areia sílica, calcário e carbonato de sódio) com uma camada de ar entre elas, sendo esta camada totalmente protegida contra variações externas.

Uma vez que não são elementos estruturais, as peças são muito utilizadas para decoração, já que as possibilidades oferecidas pela peça são versáteis, refinadas e permitem melhor aproveitamento da luz natural do ambiente. Embora ofereçam resistência adequada à compressão, é preciso utilizar vigas, pilares e vergalhões internos com maior espessura caso a ideia seja a construção de paredes de grandes dimensões.

Por que tijolos de vidro são tão populares?

Embora não sejam mais tão populares quanto antes, os tijolos de vidro permanecem sendo muito importantes e oferecendo vantagens.

Essas peças são excelentes isolantes termo-acústicos devido ao ar rarefeito no interior desses tijolos. Ou seja: uma ajuda e tanto em reduzir propagação de vibrações sonoras e também transmissão de calor.

Outro ponto é o aproveitamento da luz natural. O uso de tijolos de vidro garantem a entrada de 75% dessa iluminação no ambiente interno mas ainda mantém a privacidade já que mesmo as peças de acabamento liso permitem apenas a visão de silhuetas. Além disso a iluminação é difusa.

Além disso podemos contar com a resistência a fatores como maresia, poeira, poluição e produtos de limpeza, garantindo o efeito transparente por anos, caso seja bem cuidada.

O resultado? Muita personalidade e beleza para seus ambientes.

Tipos de tijolos de vidro

Os tijolos de vidro podem ser encontrados em diferentes tipos: podem ser translúcidos (transparentes), texturizados (cuja escolha entre os modelos dependem de gosto pessoal), vedação completa (para melhor conforto térmico), vazada (para ambientes que precisam de ventilação), arredondados (permitindo melhor acabamento em cantos ou boxes) e coloridos.

Como usar tijolo de vidro na decoração?

Essas peças podem ser utilizados nos mais diversos cômodos. Isso inclui as fachadas, piscinas e áreas comuns. Além disso podem ser utilizados em pequenos detalhes, trazendo mais charme ao lugar. A escolha vai depender da necessidade em seu uso: divisão de ambientes ou melhora de iluminação.

Para isso vale a pena seguir a dica de escolher os tijolos de acordo com o tipo. Isso porque os tijolos de vidro vazados são os mais indicados para quem deseja dividir o ambientes enquanto os demais são melhores para uso em banheiros, salas, fachadas ou lugares que precisem de claridade.

Fora isso também é preciso verificar se a peça apresenta harmonia quando comparada ao restante da decoração, afinal estamos falando em um investimento com peças que não apresentarão mobilidade, portanto permanecerão por muito tempo na composição.

Quartos: Os tijolos de vidro podem ser úteis caso sua ideia seja separar o quarto do quarto do ambiente do closet, ou ainda colocar as peças na parede na qual a cama estará encostada e assim ter um contraste com a cabeceira. De qualquer modo é preciso utilizar os blocos com cuidado para não trazer excesso de iluminação ao quarto.

Salas: Aqui os tijolos de vidro permitem amplitude e boa iluminação além de um aspecto mais moderno. Outra coisa muito interessante é o uso das peças na composição de mosaicos, o que deixa sua decoração com um jeito só seu. Os tijolos de vidro podem estar presentes também na composição de balcões para espaço do bar, por exemplo.

Cozinhas: Nesse ambiente os tijolos de vidro mostram muito de sua utilidade: posicionados na parede atrás da bancada como complemento, no próprio balcão ou colocados próximos ao teto, aqui essas peças tendem a reforçar a sensação de claridade, amplitude e higiene do local.

Banheiros: Aqui elas podem ser utilizados na composição do box ou próximos a banheira, dando um toque moderno ou divertido ao ambiente, dependendo da escolha do tipo de acabamento dos tijolos ou mesmo das cores.

Lavanderias: Este cômodo também pode se beneficiar muito do uso dos tijolos de vidro, seja pela necessidade da iluminação ou da ventilação. Para este cômodo é interessante usar o tijolo vazado, que pode unir esses dois requisitos.

Áreas externas e fachadas: Em áreas externas os tijolos de vidro podem ocupar o espaço da piscina ou da churrasqueira. Já nas fachadas, a aplicação destas peças ao redor da porta de entrada, ou colocadas em padrões apenas para dar um ar mais moderno para a casa.

E então? Está a fim de inspiração para decidir como usá-los em seu projeto? Não seja por isso: veja o que separamos para ajudar:

         

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *