Terrario: Aprenda a fazer em casa

Para quem gosta de plantas, não importa qual o espaço disponível: existe sempre alguma possibilidade para incluir o verde em sua casa. E, justamente pensando nisso, os terrários vem fazendo o maior sucesso, deixando o espaço mais bonito e com um toque de natureza que se adequa aos menores espaços.

Gostou e quer fazer o seu? Então está na hora de descobrir como se faz.

os terrários são uma excelente escolha na hora de decorar sua casa com estilo e charme
Veja lindos terrários para decorar sua casa.

Terrário

Também chamados de micro-jardim, ele designa um ecossistema em miniatura mantido em um recipiente, sendo eles abertos ou fechados. São ideais para quem dispõe de pouco espaço ou para quem não abre mão de ter um pouco da natureza em casa mas não abre mão da praticidade. Além disso, eles também são ótimos na decoração, deixando o espaço mais bonito e cheio de estilo.

Outra vantagem? Rendem ótimos presentes, principalmente se quem receber a peça gostar de plantas e também gosta de algo especial para usar na decoração. Terrários itens muito bonitos e criativos, sendo um ótimo mimo.

Como montar um terrário?

Fazer um terrário não é tão difícil quanto se pode pensar. Na verdade é mais uma questão de paciência e criatividade para trabalhar e fazer uma composição interessante com o que tiver em mãos.

Veja só o que você precisará para começar:

Para um terrário aberto:

– Recipiente (vidro ou acrílico, mas você pode escolher o material que mais convier, mesmo entre os mais inusitados)

– Minissuculentas (faça uma seleção e diversifique as mudas, afinal a graça será justamente a diversidade.

– Pedriscos e cascalhos

– Terra vegetal

– Pá para jardinagem.

1 – Comece fazendo uma camada de pedriscos ou cascalho no fundo do recipiente escolhido.

2 – Agora coloque a terra vegetal no recipiente. A camada deve ser o bastante para cobrir os torrões das minisuculentas.

3 – Hora de plantar as mudinhas! Certifique-se de deixar intervalos de 2 cm entre elas, tomando cuidado para não machucar as raízes. Além disso, o mais importante é combinar diferentes espécies. Isso deixará seu terrário mais bonito e interessante.

4 – Hora dos retoques: se por acaso algum cantinho ainda estiver precisando de terra basta colocar um punhado, mas faça isso com delicadeza.

5 – Enfeite como desejar.

6 – Agora basta acrescentar mais pedriscos para finalizar! Pronto!

Para um terrário fechado:

Nesse caso você precisará de:

– Recipiente com tampa hermética

– Musgos

– Terra vegetal

– Pedriscos

– Manta para vasos (também pode ser tela fina ou pedaço de pano velho).

1 – Lave o recipiente com água e sabão antes de começar.

2 – Acrescente os pedriscos formando uma camada de 1 a 2 cm. Ela garantirá a drenagem do seu terrário.

3 – Corte a manta para que seja um pouco menor que o diâmetro do seu recipiente. Ela manterá separada os pedriscos e a terra vegetal.

4 – Acrescente a terra vegetal, cobrindo as raizes das plantas, mas tando espaço para cima para que possam crescer. Faça uma leve pressão na terra para não deixar espaços ocos.

5 – Plante as mudas e/ou os musgos escolhidos.

6 – Enfeite como desejar.

7 – Regue até que um pouco de água escorra sobre os pedriscos da drenagem.

8 – Limpe o vidro e feche o recipiente.

Vídeo de Como fazer um terrário Passo a Passo

Precisa de uma ajudinha maior? Então tudo bem. Vamos partir para tutoriais em vídeo! Descubra qual deles pode ser sua inspiração:

Como cuidar de um terrário:

Embora um terrário seja um minijardim que não exige muita atenção, ainda é preciso ter alguns cuidados para garantir que as plantas estejam sempre saudáveis de bonitas. Nada que seja muito complicado, certo? Veja só:

Como cuidar de terrário aberto:

Iluminação do terrário aberto: Se você optar por ele aberto, ele deve estar junto a uma janela ensolarada, de preferência onde possa receber luz direta.

Quando e como regar terrário aberto: Usando uma seringa, colher ou conta-gotas, você deve regar as suculentas a cada quinze dias ou uma vez por semana caso você more em um local muito quente. A terra não deve ficar totalmente encharcada.

Como limpar terrário aberto: Terrários abertos podem durar por vários meses, mas precisam estar cuidadas para tal. Para tanto é preciso limpar com auxílio de uma pinça (retirando folhas secas ou mortas), tesoura ou faca limpa (para evitar contaminação por bactérias ou fungos) e a remoção de plantas que já possam ter morrido (para que a umidade não espalhe fungos ou bolores e afete as demais).

Como cuidar de terrário fechado:

Iluminação do terrário fechado: Nesse caso a iluminação deverá ser indireta, já que a luz direta transformaria o recipiente em uma estufa e prejudicando as plantas. Esse tipo de terrário também se adapta a uma luz artificial forte e branca.

Quando e como regar terrário fechado: É raro ter de regá-lo, uma vez que a água evapora, acumula na tampa e cai novamente na terra, simulando de fato os ciclos. Quanto mais escura a terra estiver, mais úmido o seu solo estará, não sendo necessário regar. Caso as plantas estejam com pontas amareladas e não houver gotas no vidro, borrife água filtrada nas paredes do recipiente, evitando borrifar nas plantas.

Limpeza do terrário fechado: Além do cuidado com as plantas em si, os terrários fechados precisam também de atenção ao recipiente, com limpeza da tampa e da parede de vidro. Caso haja presença de fungos, será preciso removê-lo com papel toalha, e se eles estiverem nas plantas, será preciso removê-la.

Fotos de Terrário

Precisa de um pouco de inspiração? Então veja as fotos maravilhosas que selecionamos para dar uma ajudinha. Com certeza você encontrará um que agrade:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *