Tecido para Parede: Saiba como utiliza-lo e mais modelos

Se você gosta de decoração sabe que existem inúmeras maneiras de mudar o visual do ambiente. Seja por ter enjoado do estilo ou querer tentar algo novo, não faltam ideias. E claro, uma das formas de fazer isso é dando uma cara nova para as paredes.

Isso mesmo. Não é a toa que muitas vezes a simples ideia de colorir as paredes ou adicionar enfeites podem ser o suficiente para fazer grandes mudanças. Elas oferecem diversas possibilidades de mudanças radicais no ambiente e claro, de maneiras criativas. Uma delas é adicionar tecido à parede.

Tecido para Parede

Ok, pode parecer estranho a ideia de colocar tecido nas paredes, mas saiba que a ideia é super viável. Além disso ela oferece diversas vantagens: Veja algumas:

Precinho bom: A ideia é vantajosa para quem está com o orçamento apertado, visto que pode sair mais barato investir na aplicação de tecido nas paredes do que em uma nova pintura ou papel de parede.

Alternativa prática: Embora seja mais indicado contar com ajuda profissional na hora da aplicação, nada impede você mesma de cuidar do assunto. O mesmo vale para a remoção deste tecido quando se cansar dele ou quando achar que está na hora de reparos.

Fácil de encontrar: É bem simples escolher um tecido que interesse, sem contar que as lojas não deixam nada a dever quando pensamos no quesito ‘variedade’. Basta ter noção do que deseja para sua decoração – além das medidas da parede a ser revestida – e pesquisar.

Qualquer tecido serve: Isso mesmo, qualquer tecido serve! Claro que existem algumas características para observar na sua escolha e assim ter o melhor material, mas na prática é isso aí. Isso torna o seu leque de opções ainda maior.

Quais cômodos posso decorar com tecido na parede?

Nem todos os ambientes podem ser decorados com tecido na parede. Na prática, os ambientes secos da casa – sala, hall de entrada, quartos, escritórios e corredores – podem receber esse revestimento, mas o mesmo não se aplica a áreas úmidas como banheiros, lavanderias e cozinhas. Isso porque a umidade provoca o contato da água com a cola, que pode amolecer, derreter e acabar estragando o tecido.

É preciso lembrar também que o uso de tecido nas paredes não é recomendado caso haja pessoas com rinite em casa, já que existe o acúmulo de poeira.

Quais são os melhores tecidos para a parede?

A indicação é dar preferências a tecidos mais finos, já que os mais pesados tendem a descolar. Fora isso, pode ser qualquer tecido desde que conte com até 70% de algodão. Outros especialistas recomendam tecidos de tapeçaria, tricoline 100% algodão e com a presença de elastano na composição, pois são mais resistentes à luz e calor.

Outro ponto: alguns tecidos precisam de maior cuidado na hora da aplicação, como é o caso do linho. Esse tecido não pode ser muito esticado e a parede deve estar lisinha e sem infiltrações para evitar marcas.

Vale lembrar que, em caso de tecidos claros e finos, será preciso que a parede esteja previamente pintada de branco, e assim evitar que possa interferir no resultado final.

Dicas para escolher tecido para parede

Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de tecidos, já está na hora de dar algumas dicas a respeito de como escolhê-los.

Assim como o papel de parede, é preciso pensar naquilo que seria mais fácil combinar. Os estampados – é claro – fazem o maior sucesso, mas é preciso ter calma na hora da escolha. Estampas pequenas ou miúdas geram melhores combinações e possibilidades que as artes em tamanho maior. Isso porque, dependendo do estilo dos móveis e utensílios da casa, torna mais simples a combinação. Já as estampas maiores chamam a atenção e podem enjoar rapidamente.

Além disso é preciso levar em consideração a continuidade do desenho. Isso porque, na hora de colocar o tecido na parede, as emendas não devem ficar perceptíveis.

Como aplicar tecido na parede:

Pronta para colocar o plano em prática? Veja só como faz:

  1. Antes de tudo é preciso preparar a parede: ela deve estar limpa e lisa. Depois use o nível para riscar a linha na posição em que o papel será colocado.
  2. Prenda o tecido antes de passar a cola, garantindo assim que o resultado final não será algo torto.
  3. Pegue um pincel largo e use para passar a cola com a água.
  4. Pressione o tecido usando uma espátula como se estivesse usando a peça para colar um adesivo. Vá tirando as bolhas.
  5. Siga a recomendação de não colar mais de uma faixa no mesmo dia. A ideia é deixar secar a primeira e verificar se o tecido não encolheu ou criou emendas indesejadas.

Como colocar Tecido para Parede – Passo a Passo

Precisa de mais dicas? Separamos um vídeo com passo a passo em vídeo de como aplicar tecido de parede na sua casa:

Fotos de Tecido para Parede

Precisa de inspiração? Então confira alguns modelos de paredes decoradas com tecido para deixar seu espaço mas bonito!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *