Sancas de gesso: Como fazer e como usar na decoração

Quem é mais atento a decoração já deve ter notado que os elementos em gesso vem fazendo muito sucesso nos últimos tempos. E um dos mais populares atualmente são as sancas de gesso, presentes para dar um ar sofisticado ao ambiente.

Quer descobrir o que é e se vale a pena investir? Então você está no lugar certo pois não faltam dicas para inspirar o seu projeto!

Sancas de gesso
Projetos e dicas de Sancas de gesso para sua casa ou escritório.

Sancas de gesso

A sanca de gesso é um tipo de moldura instalada entre o forro e o teto. Parece algo bobo, mas permite instalação de pontos específicos de iluminação e também oferece a possibilidade de esconder os fios e ligações elétricas. O resultado é um toque bastante estiloso ao ambiente e com o visual interessante.

Vale lembrar que sanca de gesso é diferente de forro de gesso. Enquanto o forro deixa a impressão de que teto está suspenso, as sancas deixam a laje aparente, portanto eles podem até ser semelhantes e possuir o mesmo material, mas são itens diferentes.

Tipos de sancas de gesso:

As sancas de gesso podem ser encontradas em três tipos: abertas, fechadas e invertidas. Veja agora as particularidades de cada uma delas:

As sancas abertas são aquelas nas quais a iluminação é embutida no vão das sancas e iluminando o cômodo de forma indireta uma vez que rebatem a luz no teto, oferecendo um ar bonito e moderno ao ambiente. A variedade de recortes desse tipo de sanca torna esse modelo altamente desejado em projetos de aparência mais contemporânea.

As sancas fechadas não possuem aberturas, então a sua iluminação fica por conta de spots instalados na própria moldura. Embora os modelos abertos sejam mais chamativos, as sancas fechadas também tem seu charme, especialmente se a decoração segue uma linha minimalista.

As sancas invertidas, por sua vez é semelhante as sancas abertas, porém sua iluminação é direcionada para as paredes, destacando elementos presentes no ambiente posicionados próximos a parede.

Sancas de gesso nos cômodos da casa

As sancas podem ser utilizadas em todos os cômodos da casa uma vez que o material é bastante versátil e sai bem em vários projetos de decoração. Veja alguns exemplos:

Sancas de gesso na sala:

As salas são um dos espaços nos quais o recurso é utilizado já que, sendo um cômodo social, também é importante que tenha um ambiente bonito. Elas são capazes de atender as necessidades de projetos tanto que priorizem uma atmosfera aconchegante e clássica quanto para quem deseja algo mais moderno.

Sancas de gesso na cozinha:

Cozinhas também são cômodos que podem se beneficiar das sancas em sua decoração. No caso, o elemento é bem interessante para cozinhas americanas, que são espaços que, devido a integração, oferecem um apelo visual maior e também porque a presença do material acaba servindo para delimitar os limites entre um ambiente e outro.

Sancas de gesso no quarto:

A decoração do quarto fica muito especial pela presença das sancas, uma vez que a iluminação recebe atenção especial para criar uma atmosfera aconchegante. As sancas abertas são boas para quem deseja um toque mais moderno, enquanto os fechados são muito queridos por quem procura algo minimalista.

Sanca de gesso no banheiro:

As sancas são ótimas para dar aquela caprichada na iluminação junto ao espelho, especialmente para quem gosta do conceito da decoração do banheiro seguindo o estilo de um SPA.

Quanto custa a sanca de gesso?

O preço para arcar com esse tipo de elemento em sua casa depende de diversos fatores, que variam desde a condição da superfície que terá esse acabamento, o tipo de sanca escolhida e também o desenho em si e os recortes. Esses são fatores que podem aumentar o preço, portanto convém verificar o orçamento com atenção.

Os preços costumam variar entre R$ 60 e R$ 130 o metro quadrado, mas é indicado solicitar orçamentos variados e que já atendam as especificidades do seu projeto e assim obter uma margem mais correta do trabalho desejado. Além disso o preço pode variar de acordo com a região, portanto verifique essas informações com atenção assim como planeje e organize as ideias antes de checar esses orçamentos.

Fotos de sanca de gesso na decoração

Não pense que parou por aqui. Veja só quantas ideias legais para o seu projeto:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *