20 tipos de revestimento para banheiro

Quando pensamos na decoração de banheiros pensamos logo na escolha dos revestimentos. Não é para menos: afinal, sendo um ambiente que precisa prezar pela praticidade – além de muitas vezes ser um dos menores cômodos da casa – temos de fazer um planejamento já levando em consideração tudo o que pode ser aproveitado. Nesse caso, a escolha dos revestimentos podem representar uma boa aliada para a beleza.

Está a fim de procurar o revestimento ideal para o seu banheiro? Pois saiba que não faltam possibilidades.

A importância da escolha do revestimento para banheiro

revestimento para banheiro

Como mencionamos antes, o banheiro é um dos cômodos mais propensos a sofrer com a falta de espaço. Com isso muita gente acaba desanimando já que as possibilidades de deixar o ambiente bonito acabam muito reduzidas. Porém a falta de espaço pode ser driblada com planejamento e também com criatividade.

Sendo um cômodo que deve prezar pela praticidade, o verdadeiro truque é decorar com aquilo que é fundamental. Sendo assim a escolha do revestimento – que tem como objetivo preservar e proteger a construção – representa grande parte disso, uma vez que o restante fica por conta dos utensílios disponíveis. Nesse contexto, o revestimento representa a chance de adicionar estilo e cor ao cômodo.

Cuidados ao escolher o revestimento do banheiro:

O revestimentos para banheiro devem levar em conta mais do que a beleza. É uma questão que envolve praticidade no dia-a-dia e também segurança. Em casas ou apartamentos onde morem crianças, pessoas com necessidades especiais ou idosos é importante que o material seja antiderrapante para evitar acidentes. É possível adicionar resina ao piso para garantir que ele seja menos escorregadio, mas cabe verificar quais são suas possibilidades antes de tomar uma decisão.

Além disso cabe levar em consideração a forma de limpeza do material. Alguns revestimentos requerem cuidados especiais e produtos específicos para evitar manchas, mofo e outros danos.

Tipos de revestimento para banheiro:

Para fazer uma escolha adequada, é preciso saber mais sobre o que temos disponível. Veja os principais tipos de revestimentos:

Cerâmica: O revestimento com cerâmica é uma das alternativas mais populares do mercado, assim como também uma das mais acessíveis devido ao preço mais baixo. O custo-benefício também é atraente uma vez que o material é resistente e apresenta um bom número de opções, até mesmo imitando outros materiais. O único porém é que o material é escorregadio e não muito bom para quem tem crianças e idosos em casa, mas nesse caso é possível contar com a aplicação de produtos químicos para deixar a peça antiderrapante.

Porcelanato: O porcelanato também é uma alternativa que ganha cada vez mais destaque para os banheiros. Isso porque é uma opção considerada vantajosa. Isso porque se trata de um material mais nobre, que apresenta maior resistência e também é menos escorregadio, absorvendo pouca água – existindo versões antiderrapantes para utilização em banheiros. Além disso também é uma opção e tanto no quesito versatilidade porque não faltam opções de texturas no mercado. O problema é requerer mão de obra especializada na instalação.

Mármore ou granito: Pedras como mármore e granito são clássicas escolhas como revestimento em pisos, paredes e bancadas de banheiros, porém são escolhas mais caras e também exigem cuidados diferentes, como a aplicação de impermeabilizante – já que a pedra absorve umidade, gordura e outros líquidos – e o uso de produtos de limpeza específicos para evitar manchas.

Ladrilho hidráulico: O ladrilho hidráulico é uma opção e tanto para quem gosta de algo mais nostálgico, uma decoração mais retrô. O problema é ter de prestar mais atenção com cuidados na mão de obra e também com limpeza e conservação já que existe o risco de manchas pelo uso de produtos de limpeza inadequados.

Pastilhas de vidro ou porcelana: O uso de pastilhas é interessante para quem deseja um visual mais colorido ao ambiente, especialmente se estamos falando das paredes. Estão disponíveis em diversos materiais – vidro, metal, cerâmica, inox e porcelana – cores e modelos, dando um toque de estilo a parte molhada do banheiro. A desvantagem aqui é a necessidade de dar maior atenção ao rejunte, que nesse caso consome mais material, mão de obra na aplicação e também maiores cuidados na limpeza.

Revestimentos 3D: Os revestimentos 3D em PVC são os mais adequados a quem está procurando decorar o banheiro de maneira inusitada. Vale apenas lembrar que o desenho escolhido deve ser proporcional ao espaço. Sendo assim, banheiros pequenos devem receber revestimentos com desenhos menores enquanto espaços mais amplos podem receber formatos diferenciados.

Vale lembrar que existe a possibilidade de misturar tipos de revestimento. Por exemplo: granito, mármore e porcelanato geram combinações incríveis para quem deseja aliar o rústico ao moderno. Na prática, é uma questão de planejamento e criatividade.

Fotos de revestimento para banheiro

Quer inspiração? Então vamos lá:

Gostou? Coloque então tudo na ponta do lápis e planeje-se!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *