Quais as vantagens da iluminação inteligente em casa?

As lâmpadas evoluíram muito nos últimos anos a ponto de já serem inteligentes. É precisamente esta característica que torna as lâmpadas inteligentes produtos Smart Home e apresentam uma série de vantagens muito interessantes e úteis para o usuário.

iluminação inteligente

Quais as vantagens da iluminação inteligente em casa?

O grande avanço da tecnologia nos últimos tempos é amplamente responsável por esse importante progresso. Certos produtos que você tem em casa, como lâmpadas e mais alguns, avançaram na tecnologia e se tornaram inteligentes, oferecendo uma série de funcionalidades até então inimagináveis.

Só o fato de poderem se conectar a WiFi e serem controlados confortavelmente por meio de um smartphone ou tablet é uma caraterística que há uns anos atrás era impensável e que permite ao usuário entender uma nova forma de usar uma lâmpada. 

De fato,  são inúmeras as vantagens e possibilidades que as lâmpadas inteligentes oferecem em relação a uma convencional que você tem em casa. A tecnologia Led deu um “boom” ao aparecimento destas novas lâmpadas inteligentes.

Controle total a partir do smartphone

As lâmpadas inteligentes foram dotadas de conectividade, o que significa que podem ser conectadas a uma rede WiFi ou via Bluetooth e facilitar ao usuário o controle remoto total de um dispositivo móvel com internet móvel ilimitada.

Controle por voz

Essa funcionalidade permite que essas lâmpadas sejam conectadas com dispositivos de controle de voz, como Amazon Echo, por meio do assistente Alexa ou outros dispositivos semelhantes, de forma muito fácil e rápida por meio do aplicativo Kasa.

A vantagem deste recurso exclusivo é que o usuário poderá controlar as lâmpadas inteligentes que possui em casa com a voz sem ter que mover um único dedo, podendo por exemplo acender a lâmpada da cozinha ou regular aquela que tem no seu quarto.

Criação de vários tipos de cenários

Algo que você não pode fazer com uma lâmpada convencional é criar ambientes agradáveis ​​em um determinado espaço da casa, a menos que você compre lâmpadas diferentes para poder criar o ambiente que você está procurando. 

Isso significa um gasto excessivo de dinheiro, algo que com uma lâmpada inteligente você pode resolver de forma eficaz porque todas elas permitem estabelecer um ambiente ao seu gosto brincando com a intensidade e a cor da luz emitida.

Se você precisa de uma luz ideal para o seu tempo de leitura, ou se você tem uma sessão de home cinema e deseja definir o clima da sala, ou se precisa de uma iluminação mais festiva para a celebração de uma festa, as lâmpadas inteligentes permitirão que você crie aquela atmosfera perfeita.

As possibilidades de uma lâmpada inteligente são tão tantas que diferentes modelos oferecem a possibilidade de serem sincronizadas com uma faixa musical ou de escolherem emitir uma determinada cor de acordo com o seu estado de ânimo.

Modo circadiano

Uma característica muito interessante que algumas lâmpadas inteligentes possuem é o chamado modo circadiano, uma característica que o ajudará a adormecer melhor ou a acordar de manhã mais relaxado e calmo.

O que o modo circadiano faz nas lâmpadas inteligentes que o possuem é regular o brilho e a temperatura da luz emitida pela lâmpada, de modo que coincida com a hora do dia em que o sol se põe ao final da tarde ou quando aparece pela manhã.

Ou seja, é o mais próximo à iluminação progressiva e natural, dependendo da hora do dia, para que o momento de acordar ou dormir seja mais agradável, relaxante e respeitoso como os padrões naturais da luz solar.

Respeitoso com o meio ambiente

As lâmpadas LED, ao contrário das lâmpadas incandescentes, halógenas e de baixo consumo, respeitam o meio ambiente, por isso, se está especialmente empenhado nesta causa, deve tê-las em consideração.

Não contêm elementos tóxicos de nenhum tipo nem são nocivos à saúde e sua longa vida útil permite que você aproveite muito mais, fazendo com que gaste menos em mais lâmpadas e, portanto, irá gerar menos resíduos deste tipo quando deixem de funcionar.

Esta vantagem também se estende às lâmpadas inteligentes, por possuírem tecnologia LED, e o usuário pode se beneficiar de todas as virtudes dessa tecnologia, que são muito mais numerosas do que as desvantagens que podem apresentar.

Este novo tipo de lâmpada veio para ficar oferecendo uma infinidade de funcionalidades e vantagens, para além da simples função de oferecer luz uma vez que podem ser ligadas por WiFi para serem controladas à distância.

As lâmpadas inteligentes fazem parte dos dispositivos Smart Home, oferecem muitas vantagens e benefícios e podem ser o início da automatização do seu lar, introduzindo tecnologia de forma fácil e simples na sua casa num setor que está em franca expansão e que continuará a crescer.

Deixe seu comentário