Parede de Gesso / Drywall – Benefícios de Utilizar

Também conhecida como drywall, as paredes de gesso são muito conhecidas em países como Canadá e Estados Unidos, onde as casas feitas de madeira são alternativas viáveis na construção. E, em nome da praticidade, o material também vem ganhando espaço no mercado brasileiro, sendo uma possibilidade para quem deseja maior praticidade em seu projeto.

Está pensando na possibilidade de usar o recurso em sua obra? Então vale conhecer bem o material e suas aplicações.

Parede de Gesso – O que é DryWall?

As paredes de gesso acartonado – ou drywall – consistem em chapas com miolo de gesso e face em papel cartão além de enchimento com diferentes isolamentos. Elas são utilizadas na forma de painéis simples ou duplos em espessuras variadas. Esse material é capaz de firmar paredes e divisórias capazes de substituir a alvenaria.

Existem três tipos de chapa, que variam por cor e finalidade: verde (RU) com silicone e fungicidas para aplicação em áreas úmidas do ambiente, como banheiro, cozinha ou lavanderia; a rosa (RF) que tem fibras de vidro na composição e portanto, apresenta resistência ao fogo, ideal para áreas com bancadas de cooktop ou lareira. Por fim, a branca (ST) é a mais simples e popular, ideal para uso em forros ou paredes de cômodos secos.

Existe também a chapa para áreas externas (ou chapa cimentícia, ou drywall externo), cuja junção deve ser feita com uso de material resistente à umidade e chuva para assim cumprir sua função.

É preciso lembrar que o drywall branco jamais deverá ser utilizado para áreas externas pois não possui resistência suficiente para lidar com as variações de temperatura do ambiente.

Quais são os benefícios da parede de gesso?

O uso do drywall é associado a diversas vantagens. Veja só:

Fácil de aplicar: Ao contrario da alvenaria, a parede de gesso não requer a construção de base.

Praticidade e rapidez na obra: O drywall é leve, fácil de cortar e gera menos sujeira, o que deixa o processo mais prático e rápido na comparação com a alvenaria.

Não é tão rígida como paredes de alvenaria: Isso significa que ela não apresenta trincas ou fissuras devido a movimentações estruturais.

Oferece conforto térmico: O drywall possui colchões de ar ou enchimento de lã entre as placas, o que torna o seu uso atrelado a garantia desse conforto.

Mais econômica: Como as paredes de gesso são menos robustas, os custos da obra acabam sendo menores e o trabalho termina mais rápido.

Manutenção simplificada: Ao contrário da alvenaria, o drywall oferece a possibilidade de apenas rasgar a parte necessária para as alterações e depois reconstituir a parte afetada com um remendo. Então, para atualização em instalações hidráulicas, elétricas ou telefônicas, a situação é bem mais simples.

Suporta diversos tipos de acabamento: Tal como as paredes de alvenaria, as paredes de gesso também são capazes de receber os mais diversos acabamentos, desde que você esteja atento à vedações e processos de impermeabilizações.

Quais são as desvantagens?

Claro que nem tudo são flores, e o uso de drywall também acarreta em algumas desvantagens. Veja a lista:

Menos resistente à impactos: Na comparação com a alvenaria, o drywall demonstra menos resistência a impactos, mas o sistema é suficiente para passar nos testes de requisitos técnicos a respeito de impactos, pesos e outros pontos relevantes.

Pode apresentar problemas de acústica: As paredes de gesso são passíveis desse problema, mas podem ser sanados com a aplicação de enchimento em lã mineral de vidro ou rocha.

É preciso ter atenção ao pregar objetos: Ao contrário da alvenaria, não é indicado que pessoas leigas tentem fazer coisas como pregar prateleiras, quadros e outros itens pois existe o risco de danificar o drywall. É preciso um conhecimento prévio da técnica e de suas particularidades. Além disso itens mais pesados requerem buchas especiais para serem pendurados. Normalmente as paredes de gesso suportam até 20 kg, mas precisam de atenção especial.

Pode ser difícil encontrar manutenção e material adequado: Nem todas as regiões contam com a facilidade em encontrar peças especiais ou empresas que lidem com o sistema drywall e suas necessidades. Se você mora longe de capitais pode ser complicado lidar com esse tipo de contratempo.

Fotos de Ambientes com paredes de gesso:

Agora que você conhece melhor o sistema, que tal conferir alguns ambientes que contam com a parede de gesso e descobrir quais são as suas possibilidades?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *