Papel de Parede para Sala: 40 modelos lindos para você

Quem deseja mudar o visual de um ambiente com certeza pensa primeiro em uma forma de mudar a parede. E não é para menos: muitas vezes uma pintura nova ou a simples presença de um quadro já é capaz de fazer a diferença. Por isso não é nada surpreendente que a ideia de usar papel de parede seja um dos recursos mais interessantes para deixar sua casa mais bonita e cheia de estilo.

Modelos de Papel de Parede para Sala

Claro, é muito mais comum apelar para pintura ou o acréscimo de quadros, pôsteres e painéis, mas o papel de parede é uma alternativa mais radical para garantir a decoração dos seus sonhos, ainda mais se você pretende uma mudança marcante. Veja algumas vantagens:

Não faltam opções: Existem diversas alternativas de cores, padrões, texturas e desenhos quando pensamos em papeis de parede. Ou seja: você pode ter certeza de que encontrará algo perfeito para os seus planos.

Fácil e rápido de instalar: Instalar o papel de parede não é algo complicado, requerendo apenas tempo e paciência. Caso goste do “faça-você-mesmo”, a alternativa com certeza vai agradar. – embora o uso de mão de obra profissional renda um resultado muito melhor para quem não está a fim de dor de cabeça.

Alta durabilidade: O papel de parede dura aproximadamente três vezes mais em comparação com a tinta. Em alguns casos  – como o do papel de parede vinílico – sua duração pode chegar aos 12 anos caso seja cuidado de maneira adequada.

Baixa manutenção: O uso do papel de parede em um cômodo não requer grandes esforços de manutenção. Para a maioria dos tipos disponíveis é possível usar somente água e sabão na limpeza para obter bons resultados. Na prática, o importante é evitar deixar que fique molhado por muito tempo ou absorva demais a umidade pois sempre há o risco de mofo.

Cuidados para quem deseja papel de parede na sala

Antes de sair e escolher o que deseja, alguns pontos precisam ser levados em consideração para quem deseja decorar sua sala com papel de parede. Saiba quais são:

Parede deve estar preparada: A parede que receberá a instalação não pode ter irregularidades, texturas, buracos, trincas ou problemas de infiltração. Antes ela deverá ter seus problemas resolvidos e ser preparada para estar lisa e impermeável, usando massa corrida ou fundo preparador para gesso.

Instalar apenas quando tudo estiver pronto: Caso o local esteja passando por reforma ou esteja em obras, esse processo deve terminar antes da instalação do papel de parede, já que outras atividades podem prejudicar o revestimento.

Como escolher papel de parede para sala

Uma vez que já falamos sobre as vantagens do investimento nesse tipo de material, agora precisamos pensar em como escolher o modelo tão desejado. E claro que podemos ajudar com algumas dicas:

Pense na função do cômodo: A sala de estar é um cômodo social, portanto é normal que receba destaque quando pensamos em decoração. Sendo assim é preciso que o ambiente seja confortável, convidativo e reflita também a personalidade e os gostos dos moradores da casa. Sendo assim, você deve pensar nisso quando estiver cogitando mudanças de cores, tamanhos de estampas e texturas do papel de parede.

Cuidado com as estampas: Escolher entre tantas opções de estampas e desenhos acaba sendo irresistível, mas lembre-se de que com estampas grandes você precisará pegar mais leve no restante da decoração, ou o resultado tenderá a ser algo sobrecarregado e desconfortável aos olhos. Estampas menores tendem a ser mais fáceis de incorporar, e assim são as mais interessantes para quem deseja manter o conforto visual. Sendo assim tente cogitar quais são as suas possibilidades em alterar móveis ou remover elementos em excesso caso prefira algo maior ou mais chamativo.

Pensar na forma de aplicação: Os papéis de parede podem ser aplicados levando em consideração diferentes formas: uma parede (tornando aquele ponto o destaque do ambiente, cuja escolha vai muito bem para salas de estar); todas as paredes (alternativa radical e na qual é sugerido escolher cores claras e estampas discretas); meia parede e faixa na parede. Nesse ponto também pensamos mais nas intenções que temos quanto às estampas e cores, se elas devem combinar com o que já existe na decoração e permanecerá na composição.

Escolha o tipo de papel de parede mais apropriado: Existem três tipos de papel de parede – vinílico, tradicional e TNT – sendo que cada um apresenta diferentes características de uso e formas de instalação. Os modelos de vinílico (fabricado em PVC e indicados para áreas de grande circulação) e tradicionais (indicados para ambientes secos são os mais adequados ao ambiente da sala, embora os texturizados também possam ser uma boa ideia, embora necessitem de um pouco mais de manutenção.

Fotos de Papel de Parede para Sala

E então? Está a fim de conferir alguns modelos para deixar sua sala cheia de estilo? Então temos 40 modelos para você se inspirar!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *