Mesa de Pallet

A mesa de pallet é uma opção versátil e incrível para ter em casa ou no escritório. É um ótimo custo benefício e você mesmo pode fazer lindas peças com diferentes formatos. Também mesclar com vidros ou outros detalhes com cores ou ainda deixar na cor natural.

Mesa de Pallet. (Imagem: Divulgação)

Mesa de pallet

A mesa feita de pallet é um móvel muito versátil e além de funcional também faz parte da decoração do ambiente. O pallet é um material muito aproveitado para criar muitos outros móveis, basta ter criatividade, como sofá, painel, cama, poltrona e também, as mesas.

Você encontra o material em feiras livres, supermercados, lojas e muitos lugares especializados. De uns anos para cá cresceu muito a utilização desse material que tem o preço bem acessível que varia por cerca de R$20,00 a R$ 40,00 a peça. Depois você desmonta e cria o projeto que desejar com o material.

Existem diversos projetos de mesa de pallet prontos que pode ser a mesa de centro (alta ou baixa), aparador, escrivaninha e até mesmo mesa de jantar. As vantagens são enormes em questão de economia para fazer a sua própria mesa de pallet. Veja o tamanho necessário e mãos à obra!

 Centro de Mesa de Pallet

Com o pallet é possível criar diferentes formatos de mesas. (Imagem: Divulgação)

O centro de mesa de pallet é muito simples de ser produzido. Basta você pensar no projeto se o móvel será baixo, alto, qual a largura e comprimento. Essas informações são importantes para que o móvel se encaixe no ambiente. Para deixar ainda mais versátil coloque rodízios para ajudar na movimentação.

O centro de mesa de pallet é um modelo muito simples e prático de se fazer, dependendo do tamanho dá para montar com duas a três peças de pallet.

Como Fazer Mesa de Centro de Pallet

O pallet é uma material barato e muito flexível para criar móveis em diferentes tamanhos e formatos. (Imagem: Divulgação)

Agora vamos ensinar você a fazer uma mesa de centro de pallet com rodízio. É só ter em mente o tamanho que você precisa e os materiais em mãos que em poucas horas você conseguirá finalizar o seu móvel.

 Materiais

Para fazer uma mesa de centro de pallet você vai precisar dos seguintes materiais:

  • – 2 a 3 pallets
  • – Martelo
  • – Serra ou serrote
  • – Braçadeira em barra
  • – Base para anexar as ripa
  • – Massa para preencher madeira
  • – Fita métrica
  • – Parafusos apropriados para madeira
  • – Furadeira
  • – Lixadeira ou lixa padrão
  • – Pincel
  • – Seladora
  • -Verniz ou tinta da sua preferencia

Passo a Passo

Passo 1: Primeiramente é preciso escolher o tamanho da mesa. Tenha em mente as dimensões da mesa de pallet que você quer montar.

Passo 2: O segundo passo é encontrar o material principal, ou seja, o próprio pallet. Com 2 a 3 peças de pallet já é possível fazer uma mesa de centro legal. Uma grande dica é ver as condições do material, a madeira precisa estar em bom estado. Você pode encontrar em feiras, lojas especializadas e até madeireiras.

Passo 3: O pallet normalmente vem montado, então para criar uma outra forma para a mesa de centro é preciso desmontá-lo. Com um martelo, desmonte as peças.

Passo 4: Agora chegou o momento de cortar as ripas do tamanho que você escolheu para sua mesa de centro. Para isso, você vai usar a serra ou o serrote.

Passo 5: Com as ripas cortadas no tamanho desejado você vai precisar parafusar e fixá-las. Para isso vai usar os seguintes materiais braçadeira em barra, base para anexar as ripas, massa para preencher madeira, fita métrica, parafusos apropriados para madeira, furadeira e lixadeira ou lixa padrão.

Primeiro faça os furos e para fixação dos parafusos, prenda as ripas a base e use a abraçadeira para manter todas fixadas antes de parafusar em si.

Passo 6: Agora você já estará quase finalizando a sua mesa de centro de pallet. É o momento de colocar a massa de madeira para cobrir todas as imperfeições naturais do material, assim como as perfurações e cabeças de parafusos. Aplique-a e espere 24 horas pela secagem completa do material. Use a lixadeira ou a lixa no final, antes de aplicar a tinta seladora e o verniz.

 Passo 7: Aplicar a tinta seladora no material, alguns já oferecem o verniz com seladora, se for o seu caso não será preciso passar somente a seladora. Se precisar aplique a seladora e espere duas horas até secar.

 Passo 8: Agora é o momento de aplicar verniz para manter o brilho e a qualidade do material. Caso não queira verniz é possível pintar de qualquer outra cor colorida. Use e abuse da criatividade!

 Passo 9: Por fim, você pode aplicar os rodízios, que são as rodinhas do móvel. Mas, não é necessário, apenas se você gostar dessa flexibilidade de movimento. Então, após o móvel estar seco da pintura ou verniz, você pode fixar os rodízios na madeira. Há opções de material metálico, de plástico e até de madeira. Os valores variam!

Após esses passou simples você terá um lindo centro de mesa de pallet!

Mesa de Jantar de Pallet

A mesa de jantar feita de pallet fica um charme e além disso, você pode colocar um tampo de vidro! (Imagem: Divulgação)

 O centro de mesa é a opção mais simples, porém também é possível montar uma mesa de jantar de pallet completa. Você pode usar uma peça como base ou desmontar e para ajustar todas as ripas do tamanho necessário. Para fazer os pés ou a base da mesa de pallet você pode utilizar outros tipos de madeira para a sustentação.

Como fazer Mesa de Pallet

Para deixar o móvel mais flexível que tal colocar rodízios? (Imagem: Divulgação)

Agora vamos ensinar como fazer a mesa de jantar de pallet, que é mais elaborada, mas também muito simples de ser feita! Vamos precisar de alguns materiais antes de fazer a mesa de jantar.

Materiais

  • – Pallets resistentes (a quantidade varia de acordo com o tamanho da mesa desejada)
  • – Quatro pedaços de madeira (sendo um de cada tamanho do lado da mesa)
  • – Pregos
  • – Parafusos
  • – Martelo
  • – Seladora
  • – Verniz ou Tinta
  • – Parafusadeira
  • – Lixa
  • – Tampo de vidro (se você quiser)

Passo a Passo

Basta usar a criatividade para criar lindas peças. (Imagem: Divulgação)

Passo 1: Primeiramente separe as tábuas do pallet com o martelo e lixe cada uma. Uma dica é se atentar a pallets novos e conservados.

Passo 2: Você pode lixar e passar a seladora e verniz ou a cor de tinta de sua preferência. Espere secar bem para dar continuidade.

Passo 3: Agora é o passo para montar a sua mesa de jantar de pallet, então forme um quadrado ou retângulo com os 4 pedaços de madeira e utilize os pregos ou parafusos.

Passo 4: Depois pregue cada ripa/ tábua dos pallets com os pregos nesta estrutura de madeira.

Passo 5: Para finalizar, coloque as pernas com os parafusos e se certifique que estão bem sustentáveis e firmes e caso você queira coloque o tampo de vidro no tamanho correto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *