Escada Caracol – Modelos e onde utilizar

Cada vez mais presentes nas casas, as escadas caracol estão despertando muito interesse em pessoas que estão pensando em construir. E não é para menos: elas são bonitas e práticas, além de muito úteis quando pensamos na economia de espaço.

Está pensando em construir e deseja um modelo de escada caracol? Então está na hora de saber tudo sobre ela.

Escada Caracol

A escada caracol é aquela cujos degraus estejam distribuídas em torno de um eixo central, não devendo ser confundida com as do modelo semicaracol – que é a união dos dois formatos.

Popular em locais que dispõem de pouco espaço, esse modelo requer o diâmetro mínimo de 1,20 m para ser usada com o mínimo de conforto. Além disso é preciso um vão quadrado ou redondo de aproximadamente 10 cm a mais (no mínimo 1,30 m, se estivemos falando nas medidas mínimas de segurança. Esse espaço a mais é necessário para garantir a passagem para o uso do corrimão (que nesse caso, a recomendação é que a altura seja de 90 cm).

Elas podem ser utilizadas tanto em ambiente interno quanto externo, em ambos os casos tornando-se uma parte valiosa da decoração.

Vantagens da escada caracol:

O uso da escada caracol pode representar algumas vantagens a longo prazo. Confira algumas delas:

Economia de espaço: Este tipo de escada é uma boa opção para quem mora em uma casa pequena ou dispõe de pouco espaço para adotar outros tipos. Ou seja: ela poupa um espaço valioso no seu ambiente.

Vários estilos disponíveis: As escadas caracol podem ser encontradas nos mais diferentes estilos, servindo assim a praticamente todos os gostos e contextos de decoração, desde o rústico até o moderno, passando para o colorido e indo aos tipos mais inusitados. Acaba até mesmo auxiliando na decoração do espaço.

Fácil de instalar: Esse tipo de escada apresenta facilidades na procura e também instalação. Seja pré-moldada, totalmente planejada ou com estrutura metálica pronta, o custo benefício é bastante vantajoso para quem tem um pouco mais de pressa.

Desvantagens da escada caracol:

Nem tudo são flores. Sendo assim devemos dizer que as escadas caracol também apresentam desvantagens que devem ser levadas em consideração. Veja:

Exigem mais cuidado: Como as escadas caracol são mais estreitas e curvadas elas acabam exigindo mais cuidado durante seu uso. Sendo assim vale evitar a pressa na hora de se locomover com elas.

Requer planejamento: As medidas para a escada caracol devem ser calculadas com cuidado. Isso porque o erro pode deixar o modelo bastante desconfortável para uso, sendo particularmente ruim para idosos ou pessoas que tenham alguma dificuldade na hora de se locomover.

Difícil para transportar volumes: Se você precisa carregar coisas de um lado para o outro, especialmente objetos grandes, esse tipo de escada pode não ser a mais vantajosa. O espaço livre é reduzido e isso pode acabar dificultando um pouco a rotina.

Modelos de escada caracol:

Quer conferir alguns dos tipos mais frequentes de escadas caracol? Então veja só:

Escada caracol pré moldada de concreto: Os modelos pré-moldados de escada caracol são boas opções para quem deseja praticidade e bom custo-benefício. Nesse caso, a escada é fabricada em partes separadas de concreto, sendo montadas apenas durante a instalação. Nesse modelo elas podem ser utilizadas tanto em ambiente interno quanto externo. Além disso, para quem não deseja manter o concreto aparente, uma boa ideia é pintá-la da forma como desejar.

Escada caracol de ferro: Os modelos de escada caracol em ferro devem ser feitas sob medida. Isso porque ela tem o peso como um fator problemático, assim como o fato de não ser um modelo que se adapta ao projeto a ponto de ser comprada pronta. Elas também tendem a custar mais caro, mas apresentam resistência suficiente para compensar o gasto a longo prazo.

Escada caracol de madeira: Os modelos de escadas caracol em madeira são super versáteis, podendo ser encontrados nos mais diferentes estilos, desde o clássico até o moderno e inusitado. Tudo depende da criatividade envolvida no projeto em questão. Nesse caso pode valer a pena prestar atenção na cor do piso, pois o uso da mesma cor da escada ou algo diferente pode causar um grande efeito na composição do ambiente.

Escada caracol de vidro: Uma pedida e tanto para ambientes mais modernos, esse modelo tem como recomendação o uso combinado do inox para oferecer sustentação e também maior beleza ao visual, sem deixar de lado o efeito chamativo do vidro.

Escada caracol de alumínio: Os modelos em alumínio são boas alternativas para quem se interessou pelo visual da escada caracol de ferro mas não possui orçamento disponível para esse tipo de despesa. A aparência de ambas é bem similar, com a diferença de que a escada em alumínio tem o preço mais barato, boa durabilidade e também facilidade na instalação.

Escada caracol de aço inox:  As escadas desse modelo tem tudo para ganhar um grande destaque na decoração devido ao seu ar moderno, sendo uma aquisição promissora caso esteja interessado em um projeto de visual mais contemporâneo.

Fotos de Escada Caracol

Quer inspiração? Então vamos lá:

Viu só quanta variedade? Inspire-se e aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *