Casamento na Praia: 20 dicas incríveis

Ter um casamento na praia é o sonho de muitos casais. E não é para menos: afinal estamos falando do cenário perfeito quanto desejamos um clima de romantismo e também de simplicidade. O resultado é uma cerimônia romântica e delicada, perfeita para noivos que gostam de algo mais simples e rústico.

Está a fim de realizar esse sonho? Então saiba que ele requer cuidado e planejamento, mas se você estiver pensando no assunto é sempre bom ter algumas dicas para tirar tudo de letra e facilitar a vida.

Dicas para um casamento incrível na praia

E então? Vamos começar? Então vamos para os primeiros passos no que diz respeito a um casamento na praia:

  1. Planeje com cuidado dia e horário: Praias são cenários instáveis, portanto você precisa pensar na estação do ano, na previsão do tempo, na possibilidade de chuva e força dos ventos… afinal nada de cenário e decoração voando por aí. Além disso é indicado evitar alta temporada e feriados.

  1. Verifique se você pode usar o espaço: Se for uma praia pública você terá de se preocupar com todos os detalhes, desde entrar com pedido de alvará junto à prefeitura, passando pela organização e até limpeza do local após cerimônia. Caso não queira se preocupar com esses detalhes, invista em um casamento em hotel à beira mar.

  1. Não escolha uma praia muito afastada: Se você está organizando um casamento é preciso que o local tenha fácil acesso e também facilidade quanto a serviços básicos, afinal isso facilita tanto a organização da cerimônia quanto a vida dos convidados.

  1. Faça um blog ou site do casamento: Se você está se casando fora da cidade ou do estado é importante conhecer o local e reunir informações importantes de comércio e serviços para facilitar a vida do convidado. E caso não possa arcar com as despesas de deslocamento e hospedagem de todos, tente negociar preços especiais com as pousadas. E claro, reuna todas essas informações em um só lugar.

  1. Planeje a lista de convidados com antecedência: Planejar uma estimativa da lista de convidados com antecedência garante uma melhor noção da estrutura a organizar e também dos preços e orçamentos para fechar com o buffet. Algumas empresas permitem a inclusão – nunca a diminuição – de nomes até 20 dias antes do evento, portanto olho vivo na lista para não esquecer ninguém.

  1. Providencie uma área coberta: O uso de tendas é uma ótima ideia para proteger contra o calor do sol ou mesmo de chuvas inesperadas. É sempre indicado contar com a possibilidade de um plano B.

  1. Ofereça protetor solar: Dependendo do horário, os casamentos ao ar livre, especialmente em praias, acabam tendo o sol como um convidado especial e também um fator incômodo. Por isso, uma boa sugestão é disponibilizar protetor solar para seus convidados.

  1. Ofereça repelentes: Além do sol não temos como fugir dos pernilongos. Sendo assim, é indicado disponibilizar repelente para os convidados na hora da cerimônia. Claro que a incidência desses bichinhos diminui de acordo com a estação do ano, portanto vale a pena levar esse fator em consideração.

  1. Elementos naturais na decoração: Invista em elementos naturais para compor sua decoração, afinal praia combina com natureza e simplicidade. Sendo assim, galhos, flores, fitas e elementos rústicos fazem o maior sucesso.

  1. Invista em alimentos leves: Em um casamento na praia o indicado é servir alimentos leves e bebidas refrescantes. A indicação é de que pelo menos um dos pratos sejam a base de peixes ou frutos do mar. É preciso ter atenção para a escolha de alimentos mais resistentes ao calor, para que não azedem ou derretam.

  1. Nada de coisas muito pomposas: Casamento na praia não combina com ostentação, tanto na decoração quanto no figurino, portanto pegue leve na escolha de itens como maquiagem, vestido e outros itens.

  1. Simplicidade sempre: Você pode sim contar com luxo no seu casamento na praia, mas a estética soa muito melhor quando leva a simplicidade e o minimalismo em consideração.

  1. Confira a estrutura do local: O local escolhido para o seu casamento comporta o número de convidados e a cerimônia que pretende fazer? Essa pergunta é uma das mais importantes para garantir que dê tudo certo quanto a organização.

  1. Providencie um mapa detalhado para convidados: Seus convidados precisam chegar ao local da cerimônia, portanto é preciso providenciar um mapa com informações sobre o percurso e os pontos de referência do caminho.

  1. Escolha um vestido adequado para o cenário: O estilo boho chic ou hippie chic são sempre uma boa pedida. Isso deve se refletir na escolha do figurino: vestido e maquiagem devem ser adequados ao cenário, sem afetação.

  1. Invista em elementos rústicos para a decoração: Decorar com simplicidade e minimalismo? O rústico nunca falha!

  1. Procure flores resistentes a sol e calor: Na hora de decorar o casamento, as flores devem ser resistentes ao sol e ao calor para evitar que estejam feias ou sem vida durante a cerimônia.

  1. Pense em móveis adequados: Por mais simples que sejam, os móveis são necessários. Nesse caso itens como bancos de madeira, cadeiras e pufes fazem a diferença.

  1. Deixe claro o dress code: Seus convidados devem saber quais são os trajes adequados para a cerimônia, portanto indique o que for mais adequado para garantir o conforto deles durante o evento.

  1. Disponibilize chinelos para os convidados: A areia não colabora muito com o uso de calçados, portanto seus convidados também podem ficar incomodados com isso. Disponibilizar chinelos e um lugar para guardar os calçados é sempre uma boa alternativa.

Viu só como não é bicho de sete cabeças? É só planejar com calma!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *