Decoração de sala de TV: Aprenda a decorá-lo

A sala de TV é um dos espaços mais interessantes de uma casa. Afinal estamos falando de um espaço social, onde família e amigos podem compartilhar de bons momentos, seja assistindo um bom filme, fazendo maratonas de séries, esportes ou qualquer programação interessante. E claro, sendo assim vale a pena fazer com que esse espaço seja bonito e confortável.

Está a fim de aprender a decorar a sala de TV? Então você está no lugar certo! Temos várias dicas que podem ajudar:

Dicas de Decoração de sala de TV

Se você precisa de dicas, agora é a hora. Veja só o que separamos para você:

1. Planeje!

Conheça alguns modelos e dicas de Decoração de sala de TV
Conheça alguns modelos e dicas de Decoração de sala de TV

Sabemos muito bem que muitos de nós não podemos contar com grandes espaços e que, muitas vezes a sala de TV é integrada a outros ambientes da casa. Portanto vale prestar atenção no que diz respeito ao espaço disponível.

Uma sala de TV não requer muito além de um lugar para que as pessoas se acomodem e o próprio televisor, portanto tudo mais pode ser planejado e, em última hipótese ser até mesmo dispensável. É o caso da mesa de centro, da escolha entre estante, rack ou painel e outros fatores. Esse planejamento é muito importante na escolha dos móveis: vale a pena investir em móveis práticos e possam servir com versatilidade ao cômodo, ainda mais se for integrado e você contar com pouco espaço. Nesse caso eles podem assumir dupla função e ainda servir como maneira de delimitar a área. Se você conta com uma graninha no orçamento, os móveis planejados podem vir a calhar.

2. Priorize o conforto!

Em alguns cômodos é preciso priorizar o conforto e a funcionalidade, deixando a beleza como um critério a ser pensado depois. Esse é o caso também da sala de TV.

Sendo um cômodo social, onde as pessoas pretendem relaxar após um dia cansativo, é preciso criar condições para que esse descanso aconteça. Nesse caso estamos falando em móveis macios – a sua escolha – e também de espaço mínimo para que as pessoas possam se locomover. Com isso garantido, aí sim você poderá pensar nas formas de deixar sua sala de TV digna de revista de decoração.

3. Escolha as cores das paredes com cuidado

A escolha das cores pode fazer a diferença na decoração, ainda mais se o espaço físico do cômodo for levado em consideração. Se você conta com um cômodo pequeno, seria interessante o predomínio de cores claras, uma vez que elas dão uma impressão de amplitude no espaço. Já se você conta com um cômodo de tamanho médio e não integrado com a sala de estar, as cores mais fechadas são opções melhores.

4. Os móveis não precisam ser tradicionais

O interessante para a sala de TV é pensar em conforto. Sendo assim é preciso pensar nas melhores opções em móveis ou em itens que possam proporcionar esse conforto ao espaço. E  claro, não necessariamente isso significa pensar em móveis tradicionais: sofás, poltronas, chaise longue, pufes, futons… tudo isso ajuda a garantir que as pessoas possam relaxar. Além disso, na ausência desses itens, até mesmo tapetes e almofadas ajudam a cumprir essa missão.

5. Estante, rack ou painel?

Estantes e racks são boas escolhas para quem quer utilizar o espaço para também guardar livros, DVDs e outros objetos, porém não são boas escolhas para quem não tem muito espaço. Caso sua sala de TV seja pequena, o mais indicado é utilizar painel para a TV. Caso não possa contar com a possibilidade do painel, o rack pode ser a melhor alternativa.

6. Usar mesa de centro ou não?

A mesa de centro não é exatamente um item fundamental para uma sala de TV. É uma boa aquisição caso você conte com um espaço amplo, mas é dispensável caso o ambiente seja pequeno ou estreito pois pode atrapalhar a circulação no cômodo.

Caso queira saber se sua sala de TV comporta o móvel, considere que será necessário um espaço mínimo de 70 cm ao redor da mesa de centro. Um espaço inferior a esse deixará a circulação de pessoas algo desconfortável.

7. Pense em iluminação indireta

Caso o ambiente não seja integrado, vale a pena lançar mão da iluminação indireta. Isso porque a luz precisa ser suave, não interferindo assim na nitidez da imagem da TV, mas permitindo que as pessoas se locomovam com segurança.

Essa iluminação pode ser feita no gesso com fitas de led, abajures laterais ou luzes que permitem ter sua intensidade regulada.

8. Cortinas são fundamentais

As cortinas são itens certeiros para uma sala de TV já que equilibram a iluminação e cortam a incidência de luz na tela da TV, especialmente nos casos em que a sala de TV é integrada. Sendo assim as cortinas ou persianas com blackout devem ser peças certas na sua lista.

O interessante é fazer com que a peça esteja integrada na decoração, portanto fique atenta ao estilo e as cores para que possa combinar com a pintura das paredes e ter um estilo similar ao do ambiente.

Fotos de Decoração de sala de TV

E então? Precisa de inspiração? Então não seja por isso:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *