Cozinha Planejada: 50 fotos para inspirar

Os ambientes planejados muitas vezes são o sonho de consumo de quem está com a tarefa de decorar o lar doce lar. Afinal quem não deseja que o seu espaço seja prático, bonito e confortável?

Pois é disso que se trata um ambiente planejado: um cômodo planejado de acordo com as características de espaço e dimensões espaciais, levando em consideração a abertura de portas, fluxos de passagem e tudo que for necessário para garantir que o ambiente seja funcional.

Um dos espaços mais visados para esse tipo de atenção é a cozinha, que nesse caso leva em consideração o aspecto de praticidade e frequência de uso, dando assim atenção também ao estilo e ergonomia necessária para quem usará o local.

Tipos de cozinha planejada:

Na prática existem dois tipos de cozinhas planejadas: a que possui móveis modulares e aquelas com móveis sob medida.

As cozinhas planejadas com móveis modulares são aquelas que dispõe de móveis que possibilitam uma composição a partir de módulos pré-fabricados, já estabelecidos e produzidos em série. Essa composição é organizada pensando nos desejos do dono da casa e nas características de espaço. Normalmente levam em consideração facilidade de montagem e desmontagem e mudanças no ambiente em si, mas pode ser um pouco limitado há que nem sempre atende a todas as necessidades..

Já as cozinhas planejadas com móveis sob medida possuem peças fabricadas especialmente pensando nas medidas do projeto. Ou seja: já são pensadas em termos de personalização, ajustando-se perfeitamente ao local, permitindo aproveitamento total. do espaço.

Além disso você pode planejar sua cozinha de duas formas: contratando um arquiteto ou designer, ou com marcas populares. Nesse caso é preciso pensar no seguinte quesito: os arquitetos e designs são adequados para quem precisa de soluções específicas ou deseja um projeto exclusivo (o que, em geral pode custar mais caro e pesar no orçamento). Já as cozinhas planejadas modulares de marcas específicas pensam em soluções mais genéricas e em modelos mais tradicionais.

Vantagens e desvantagens de cozinhas planejadas

Os ambientes planejados apresentam mais vantagens do que desvantagens e claro, isso também vale para as cozinhas. Veja só:

Uma cozinha planejada apresenta maiores possibilidades de atender a todas as demandas dos moradores, priorizando os aspectos que forem mais necessários e prezando ainda pela funcionalidade do ambiente. Elas também levam em consideração a beleza e a harmonia do ambiente. Afinal praticidade é a prioridade, mas unir o útil ao agradável é sempre positivo.

Já como desvantagem é possível citar que ela não apresenta mobilidade. Isso porque ela é feita pensando em determinado ambiente, portanto, se um dia você se mudar, não é possível levar a cozinha no fim das contas. Se você optar por uma cozinha planejada modular até pode haver algum aproveitamento dos móveis, mas não é garantido que seja o ideal ao espaço.

Dicas para pensar na sua cozinha planejada:

E aí? Está a fim de pensar mais a sério na ideia da cozinha planejada? Então vale a pena seguir algumas dicas.

Tome notas e medidas do ambiente: Antes de mais nada é preciso ter uma noção do espaço que pretende compor. Isso significa anotar todas as medidas do ambiente, incluindo o local das janelas e até do espaço de onde a porta se abre. Isso garantirá que você pensará em possibilidades que estejam dentro dos limites. Além disso é preciso levar em consideração itens como a localização de canos e instalação elétrica, área seca e área molhada da pia, disposição de armários e gavetas e também espaços com circulação de ar para localização de itens como botijão de gás e microondas.

Anote também as medidas dos eletrodomésticos: É preciso também anotar as medidas dos eletrodomésticos de sua cozinha. Isso é para ter certeza de que tudo caberá no seu devido espaço. Se ainda for comprá-los, defina ao menos as marcas e as medidas. Assim não haverá problemas a respeito da organização.

Pense na organização: Se o objetivo de uma cozinha planejada é ser a mais adequada e funcional possível no dia a dia, a organização deve ser pensada desde o início, desde itens maiores e mais visíveis como os eletrodomésticos até os itens menores como utensílios básicos. Isso garante uma rotina bem mais simples quando tudo estiver pronto.

Pesquise e desenhe: Para começar, antes de ir atrás de lojas, designers ou marceneiros, vale a pena você pensar naquilo que deseja. Você pode pesquisar referências em sites de decoração, revistas e catálogos, pensando no que se enquadra no seu gosto e também nas características do ambiente. Pode pegar um papel e rabiscar as melhores ideias, mesmo que suas habilidades no desenho não sejam grande coisa. O que vale é explorar as alternativas. E assim que for procurar alguém para colocar os planos em prática leve suas referências. Desse modo você poderá descobrir se seus planos são viáveis.

Fotos de Cozinha Planejada

Essas são apenas algumas dicas para você ter a sua cozinha planejada dos sonhos. Aliás, vamos até de dar uma mãozinha. Precisa de inspirações e referências? Então veio ao lugar certo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *