Cozinha Americana: 35 modelos incríveis

Se você está interessado em construir ou reformar já deve ter notado a cozinha é um ambiente que exige maior atenção. Isso porque é um daqueles espaços onde é preciso pensar em praticidade e aproveitamento de espaço antes de itens como conforto e beleza. Essa necessidade deixa a tarefa um pouco mais difícil, mas é justamente aí que a cozinha americana passa a ser uma alternativa viável.

Caso goste de decoração, com certeza já deve ter notado a cozinha americana não é simplesmente uma tendência, mas sim um modelo que chegou para ficar. Promovendo praticidade e integração dos espaços, a alternativa é promissora para quem deseja dar um ar mais moderno para o ambiente.

Está a fim de saber mais? Então você está no lugar certo.

Cozinha Americana

A cozinha americana é um modelo com abertura para sala de jantar ou de estar. Ou seja, que possui uma integração com outro ambiente, sendo a divisão feita somente pela presença de um balcão ou de outro móvel. Esse arranjo permite um ar mais moderno e arrojado e também o melhor aproveitamento do espaço uma vez que essa integração proporciona a sensação de que o ambiente é maior.

Vantagens e desvantagens da cozinha americana

Caso esteja pensando no assunto é preciso verificar quais são as vantagens e desvantagens em adotar esse tipo de modelo, afinal lidar com mudanças desse porte em uma cozinha requer tempo e também investimento.

Entre as vantagens podemos citar três: o aproveitamento do espaço, o visual moderno e a integração social.

Mais espaço: Como vantagem podemos citar que as cozinhas americanas são boas para quem dispõe de pouco espaço. Isso porque elas partilham do mesmo cômodo para diferentes funções e, sem as paredes, o espaço de circulação tende a se tornar maior, e assim proporcionar a sensação de dispor de mais espaço do que em um arranjo tradicional.

Ar arrojado: Devido a sensação de amplitude proporcionada pela integração, a cozinha americana tem um visual naturalmente moderno e arrojado. Mesmo em modelos que dispõem de cores e elementos rústicos, esse ar prevalece e deixa o ambiente digno de revista de decoração.

Maior integração social: Se você costuma fazer reuniões com família ou amigos, esse estilo de cozinha também proporcionará maior integração social. Isso porque a disposição dos elementos permite dar atenção aos convidados enquanto prepara algo na cozinha. Sem as paredes é possível deixar o evento mais íntimo e não perder nada da diversão.

Já entre as desvantagens também é possível citar três: requer planejamento, mais investimento e a exposição:

Requer maior planejamento: Devido a integração, uma cozinha americana pode demandar mais investimento que uma em moldes tradicionais. Isso porque torna coisas como fumaça e cheiro de fritura problemas que passam a incomodar e assim exige o uso de uma coifa. O revestimento também requer atenção, afinal a limpeza precisa ser prática da mesma forma como uma cozinha comum e a organização pode ser mais problemática, já que menos paredes significa menos armários e prateleiras. Ou seja: tudo isso deve ser planejado com um certo cuidado.

Pode custar caro:  O investimento em uma na sua cozinha pode acabar custando mais caro justamente devido aos itens acima. Uma boa coifa e também revestimentos adequados podem acabar custando um pouco mais e pesar no orçamento.

Excesso de exposição: Tudo bem que uma cozinha americana permite maior integração social, mas requer organização constante para evitar a bagunça. Afinal esse modelo transforma a cozinha em uma área social, significando assim que a bagunça pode acabar em evidência. Ou seja: esse tipo de cozinha precisa estar sempre arrumado e organizado para manter o visual.

Dicas para decorar cozinha americana:

Decorar uma cozinha americana requer um pouco mais de atenção em comparação com o modelo tradicional. Isso porque a integração dos cômodos requer alguns cuidados para que a composição possa ficar harmoniosa.

Escolha o piso com cuidado: Para haver harmonia e também amplitude é interessante que o piso de ambos os ambientes sejam o mesmo e assim garantir a sensação de continuidade – embora isso não seja uma regra. O porcelanato claro, por exemplo é fácil de limpar e é uma opção viável, assim como pisos de madeira envernizados.

Fique de olho no revestimento: Embora o piso ser o mesmo para os dois ambientes seja o melhor em uma cozinha americana, o mesmo não precisa ser dito a respeito das paredes. Elas podem ser o diferencial além do balcão na hora de delimitar o espaço, portanto você pode adotar a pintura para o lado da sala de estar e azulejos ou pastilhas para a cozinha.

Equilíbrio com as cores: Se a ideia for aproveitar o espaço tanto quanto possível, invista no uso de cores claras já que elas proporcionam sensação de amplitude. Caso prefira algo mais divertido pense com carinho na ideia de usar tons quentes em itens como eletrodomésticos, bancos, pratos e utensílios. Fica bem interessante.

Praticidade com os móveis: Se você pretende investir nesse estilo de cozinho é importante que seus móveis sejam práticos no que diz respeito a limpeza. Móveis feitos em madeira, acrílico e tecidos impermeáveis (no caso de assentos) são boas alternativas para aliar beleza e praticidade.

Fotos de Cozinha Americana

E então? Quer um pouco de inspiração em cozinhas americanas? Então vamos lá:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *