Box para Banheiro: Confira 20 modelos diferenciados

Quando pensamos na organização do banheiro, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é justamente o box. Isso porque ele tem funções primordiais ao delimitar a área molhada e a área seca do cômodo e também oferecer maior privacidade durante o banho. Além disso, outro ponto interessante é que o box pode muito bem ser incluído na decoração do espaço: disponíveis em diversos tipos e materiais, ele oferece grandes possibilidades para deixar o ambiente mais bonito.

Importante, não é mesmo? Sendo assim ele merece toda atenção na hora da escolha. E claro, também exige planejamento.

Box para Banheiro

Inicialmente, o box para banheiro deve ser pensado por dois critérios: o formato e o material.

O formato do box diz respeito a área a ser ocupada no cômodo, incluindo ainda o espaço ocupado pela abertura da porta. Nesse caso, podemos contar com os seguintes modelos:

Porta de correr:

Modelo muito comum de box, especialmente para quem conta com pouco espaço disponível. Também chamado de box frontal, nesse tipo, podemos conferir uma parte de vidro fixa junto à parede enquanto a porta corre seguindo o trilho disponível no piso e também pelas roldanas na parte superior.

Porta de abrir:

Indicado para banheiros de tamanhos médios e grandes, nesse modelo a porta do box abre para dentro ou para fora, utilizando dobradiças, enquanto a parte fixa permanece junto à parede.

Box de quina:

Também popular para banheiros pequenos, esse box fica no canto, formando um ângulo de 90º, e geralmente utilizando portas de correr.

Box para banheira:

Para quem tem banheira em casa, esse modelo de box promete tornar a vida prática, evitando que a água caia e se espalhe pelo piso. Nesse caso, ela é instalada com trilhos sobre a lateral da banheira, mantendo assim a água bem longe da área seca.

Box sanfonado:

Também chamada de box sanfonado, essa é outra opção interessante para os banheiros menores. Esse modelo possui duas parte móveis correndo em trilhos localizados nas partes superior e inferior, tendo uma porta articulada. Nesse caso, sua manutenção requer mais cuidado, tendo um intervalo menor de tempo devido ao fato de seu sistema ser mais elaborado.

Já quanto ao material do boxe, podemos encontrar três tipos principais:

Vidro:

Material tradicional no que diz respeito a box para banheiro, estamos falando de um material bastante resistente, mas que pode custar um pouco mais caro no orçamento.

Acrílico:

Composto por chapas de acrílico e acabamento de alumínio, este também é um material tradicional para boxes. Porém apresenta algumas desvantagens, sendo menos resistente e também propenso a acúmulo de mofo.

PVC:

Não muito usual, o PVC é uma alternativa para quem deseja ter algo mais em conta, uma vez que ele custa mais barato que o acrílico, além de apresentar mais facilidade na hora de instalar.

Box de cortina plástica:

Isso mesmo, minha gente. A velha cortina de banho também entra nesse quesito, embora não seja a protagonista. Modelo super tradicional, ela apresenta um custo benefício e tanto, podendo ser instalada sem ajuda profissional.

Box para banheiro: Dicas para escolher

Agora que já sabemos os tipos de box disponíveis no mercado, é hora de saber como escolher o modelo certo. Confira nossas dicas:

Observe o espaço: Antes de pensar em qualquer coisa, dê uma boa olhada no espaço que você tem disponível, verificando as características que tem a ver com o formato e o material, além também da decoração já presente no cômodo. Além disso, esteja ciente de que a área mínima recomendada para a instalação é de 80 cm x 80 cm.

Verifique a manutenção: Box é algo que exige manutenção para que o material esteja sempre bem conservado e, acima de tudo, seja seguro, portanto leve esse fator em consideração na hora de decidir. Na prática, essa manutenção deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano.

Vidro temperado: Caso opte pelo vidro como material, sempre escolha o vidro temperado por questões de segurança, uma vez que a resistência dele é 5 vezes maior que a do vidro comum.

Tenha cuidado ao escolher a empresa: Box é algo sério, portanto tenha cuidado ao escolher a empresa que fará a entrega e a instalação.

Ainda está em dúvida a respeito da escolha? Então nada como um pouco de inspiração para resolver o problema:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *