Sousplat de Crochê: Aprenda a fazer em casa

Quem gosta de crochê sabe que dá para confeccionar diversas peças, não é mesmo? Muito além dos tapetes, jogos de cama e banheiro ou roupas é possível lidar com diversas possibilidades. E claro, embora exista uma questão de amor e ódio pelo material, saiba que é possível confeccionar peças muito especiais e com um toque sofisticado para a sua decoração.

Está a fim de aprender a fazer outras peças em crochê? Então que tal aprender a fazer um sousplat?

O que é sousplat?

O sousplat (“prato de baixo”) é um suporte que serve de base para os pratos durante a refeição, evitando que eles deslizem sobre a mesa e a comida acabe respingando sobre a toalha. Prático e bonito, o sousplat dá um toque e tanto de sofisticação para a sua mesa, sendo uma peça fundamental para quem deseja uma decoração mais elaborada, sendo elementos muito presentes em almoços e jantares comemorativos ou em eventos elaborados, onde o bom gosto deve estar presente nos pequenos detalhes.

De acordo com as regras de etiqueta, a peça deve ser utilizado em refeições completas – com entrada, prato principal e sobremesa – embora não deva estar mais na mesa quando servida a última etapa. Ou seja: ele não deve ser utilizado em refeições simples. Embora você possa usar a criatividade para compor sua mesa da forma como quiser, em alguns eventos a etiqueta permanece como elemento de importância, devendo ser respeitada.

Os sousplats medem cerca de 33 cm de diâmetro, sendo posicionados a 2,5 cm da borda da mesa e pode ser encontrado nos mais diversos materiais, e sim, um deles é o crochê. Nesse caso, ele dá um toque artesanal e aconchegante para a mesa, reforçando essa característica ou sendo elemento de contraste tendo em mente o restante da composição. Ou seja: uma questão de gosto e criatividade.

Vale lembrar que sousplat não é o mesmo que descanso para panelas e travessas, por mais que as peças possam ser parecidas quando confeccionadas em crochê. Elas apresentam utilidades bem diferentes e não devem ter seu uso alterado, ao menos em circunstâncias formais.

Sousplat de crochê passo a passo

Está a fim de aprender a confeccionar o sousplat de crochê? Saiba que existem inúmeras opções quanto a cores e a modelos. Veja alguns bem legais que separamos para você:

Sousplat simples de crochê

Esse tutorial é para iniciantes e tem tudo para ser a melhor opção para quem está começando.

Sousplat crochê barroco

Com toque artesanal e sofisticado, esse sousplat tem tudo para fazer sucesso na sua mesa.

Sousplat + porta guardanapos em crochê

Está com disposição para fazer mais? Então vale a pena seguir a onda desse tutorial e também confeccionar o porta guardanapos.

Sousplat em crochê endurecido

O toque rústico e sofisticado também se estende ao porta guardanapos. Olha que lindo:

Sousplat de crochê super colorido

Quer mais vida para a composição da sua mesa? Então use pratos em cores neutras e arrase com esse sousplat.

Sousplat com pérolas

Com pérolas em sua confecção, esse modelo de sousplat rende um toque charmoso e romântico para a composição da sua mesa.

Sousplat oceano em crochê

Sofisticado e com toque artesanal, esse modelo é uma opção incrível para decorações mais arrojadas.

Sousplat de crochê em ponto trançado

Está a fim de algo multicor? Então esse sousplat de ponto trançado pode ser a sua opção.

Sousplat de crochê Pipocas

Para deixar sua mesa com um toque sutil de beleza e charme

Sousplat quadrado em crochê

Quer um modelo diferente? Então esse aqui pode ser uma boa.

Sousplat de crochê colorido

Quer algo quem marcante em sua mesa? Então esse modelo é uma opção e tanto para deixar a composição mais chamativa.

Sousplat de crochê com margaridas

Bonito e criativo, esse modelo pode ser uma boa para ocasiões mais descontraídas.

Sousplat floral em crochê

Gosta dos temas florais, mas está a fim de algo mais ousado? Então esse aqui tem tudo para ser a escolha certa.

Fotos e Modelos de Sousplat em Crochê

Essas são apenas algumas alternativas de modelos de sousplats em crochê disponíveis, mas saiba que existe uma infinidade de opções. Com o tempo você mesma pode criar os seus e fazer o maior sucesso com suas próprias criações!

Boa sorte e bom crochê!

Deixe seu comentário