Como decorar com azul turquesa?

O azul turquesa é uma das cores mais especiais quando pensamos em decoração. E não é difícil imaginar o motivo: afinal estamos falando em um tom que une leveza e sofisticação, sendo capaz de deixar um ambiente com um toque cheio de charme.

Está a fim de usar o azul turquesa para decorar, mas não sabe como? Então você está no lugar certo:

Dicas para decorar com azul turquesa:

Para facilitar com as dicas, vamos falar das possibilidades de uso da cor em cada cômodo da casa.

Azul turquesa na sala:

As paredes pintadas em azul turquesa costumam fazer muito sucesso quando pensamos em uma sala de estar. Seja em uma única parede ou em várias, o tom transmite leveza, deixando o ambiente confortável e ao mesmo tempo charmoso, especialmente na combinação com tons frios como branco, bege e cinza, embora combinações com preto também possam ser bem sucedidas.

Para quem não deseja arriscar tanto, vale pensar em móveis, cortinas, vasos de flores e outros elementos com esse tom. Não representa uma mudança tão brusca no visual quanto o uso de tinta ou de papel de parede, mas é suficiente para dar o clima desejado. Para combinações, permanecem as sugestões de tons frios, sendo o azul turquesa uma forma de dar um efeito de contraste e vida ao local sem sair do “clássico”, mas as combinações com amarelo, rosa e candy colours (cores pastel) também podem funcionar muito bem, mas lembre-se: sendo um espaço social, convém pensar não apenas no conforto material mas também aos nossos olhos.

Azul turquesa na cozinha:

Embora não seja uma escolha usual, a cor pode estar presente no revestimento – pastilhas, azulejos, ladrilhos – elementos maiores – eletrodomésticos, balcões, armários, mesas e cadeiras – ou elementos menores, como acessórios. Seja qual for a intenção, é preciso pensar em equilíbrio, ou a presença da cor em demasia pode deixar o resultado excessivo e desconfortável aos olhos.

No que diz respeito a combinações de tons na cozinha, o azul turquesa vai muito bem com branco, cinza, bege e marrom claro dentro de qualquer contexto, sendo assim o design do espaço aquele quem determinará o melhor visual para a composição.

Azul turquesa na quarto:

O azul turquesa é uma escolha perfeita para quartos, seja espaço feminino, masculino, ou de um casal. Isso porque o tom é versátil e combina também com os mais diversos estilos. Além disso a cor é conhecida pela sensação de leveza, o que é sempre bom para a decoração desse cantinho tão essencial.

Para os quartos, tanto o vintage quanto o moderno são contextos que funcionam muito bem para o tom. Nesse caso, os elementos que costumam ser os melhores para acomodar a cor são as paredes, quadros, cortinas e roupas de cama. Tudo dependerá do quanto de azul turquesa você desejará para o seu canto.

No caso dos quartos é preciso ter equilíbrio na hora de optar pelos elementos, afinal o espaço é para descanso e deixar o visual sobrecarregado é algo prejudicial ao conforto.

Entre as combinações, permanecem as sugestões de branco, cinza, marrom, bege, preto ou, caso goste de algo mais colorido, candy colors, porém os mais coloridos são aconselhados a estarem presentes apenas na forma de pequenos pontos de contraste, como almofadas, quadros e tapetes.

Azul turquesa no home office ou escritório

Quando pensamos em home office, precisamos levar em conta praticidade e conforto, portanto é um dos cômodos dos quais cabe a tarefa de pensar no tom de maneira equilibrada.

Aqui ele pode aparecer na tinta ou papel de parede, móveis e elementos como tapetes, quadros, porta-lápis, cadeiras e poltronas. E claro, sendo um espaço mais profissional, as cores frias se saem melhor no quesito combinação, embora não seja uma má ideia acrescentar cores fortes e diferentes em pontos menores da composição caso o contexto da decoração seja mais moderno ou divertido.

Azul turquesa no banheiro:

O banheiro é um cômodo que tem tudo a ver com a cor em questão, nesse caso aparecendo no revestimento, louças como pia, porta-sabonetes, porta-escova de dentes ou em elementos como cortina, tapetes e toalhas de banho ou rosto.

Quanto ao que diz respeito a combinações, o branco, bege ou cinza são as que tem o melhor aproveitamento, já que esses tons ressaltam a ideia de limpeza e higiene do cômodo, embora marrom e preto possam estar disponíveis em outros elementos.

Azul turquesa na varanda:

Sua varanda fica muito mais bonita quando pode contar com o azul turquesa em paredes, móveis como mesas ou em estofamento de cadeiras e poltronas de uso externo, assim como almofadas e vasos de flores também tem o seu valor. Quadros são úteis caso queira dar um toque a mais nas paredes, porém cabe avaliar o ambiente ao redor para saber se o acréscimo não seria exagerado.

Quer inspiração? Então dá uma olhada!

Gostou? Então aproveite!

Deixe seu comentário