8 dicas de como usar almofadas decorativas no seu apartamento

Como o próprio nome já sugere, as almofadas decorativas são consideradas uma parte importante do design de um determinado ambiente. Por conta disso, se você está pensando em mudar um pouco o visual do seu apartamento, contar com essas peças pode fazer toda a diferença. Através delas, por exemplo, é possível redecorar todo a sua casa de uma forma muito mais prática e econômica. 

almofadas decorativas

Como existem opções de almofadas decorativas nos mais variados formatos, texturas, cores e tamanhos, acaba ficando fácil encontrar as melhores para o seu apartamento em específico, seja para colocar na sala, no quarto ou até mesmo na varanda ou no escritório. A versatilidade desses itens é realmente muito grande.  

Mas, então, como usar as almofadas decorativas no seu apartamento a fim de dar uma nova cara para o lugar? É exatamente isso que você irá conferir ao longo deste conteúdo. Por isso, continue a leitura e veja como aproveitar bem essas peças na decoração da sua casa. 

Como usar almofadas decorativas no seu apartamento?

Logo a seguir você encontrará 8 dicas de como usar almofadas decorativas no seu apartamento. Sendo assim, não deixe de prestar bastante a atenção em cada uma delas para saber de fato como mudar o clima do ambiente sem acabar cometendo algum exagero. 

1. Combine as estampas

Para começar, uma das maneiras de usar as almofadas decorativas é combinando as estampas. Como existem muitas opções disponíveis no mercado, tudo o que você precisa fazer nesse sentido é encontrar algumas que combinem tanto entre si quanto com o restante do ambiente onde elas serão colocadas. 

Entretanto, esteja atento a uma questão importante: combinar as estampas das almofadas decorativas não quer dizer utilizar modelos completamente iguais, certo? Na verdade, a variação nas texturas, nos detalhes e nas cores é muito bem vinda para não deixar nada monótono e sem estilo. 

Caso prefira uma paleta monocromática, a dica é variar nas estampas e também na tonalidade das cores para deixar tudo mais interessante. 

2. Combine com o estilo do cômodo

Nesse caso, a primeira coisa a se pensar é: em quais lugares você está pensando em colocar almofadas decorativas? Isso porque é fundamental avaliar as características predominantes de cada ambiente para saber ao certo o que combina melhor lá. 

Se for uma sala de estar mais moderna, por exemplo, o ideal é optar por almofadas decorativas lisas e com poucos detalhes, para manter esse estilo do espaço. Por outro lado, um quarto mais romântico e clássico fica muito mais charmoso com almofadas estampadas e com um maior número de detalhes. 

O importante mesmo é saber equilibrar da forma certa as almofadas decorativas com o restante do ambiente.

3. Mude de acordo com a época do ano 

Outra dica interessante de como usar almofadas decorativas no seu apartamento é seguir as tendências de cada época do ano, levando em conta principalmente as estações. Como essas peças são versáteis, nada impede, por exemplo, que você troque as almofadas do seu lar durante cada estação do ano. 

No verão e na primavera, que são períodos mais quentes, o ideal é optar por almofadas com cores leves e claras, como verde-água, azul-turquesa e branco. Já no caso das estampas, o melhor é que elas remetam a elementos naturais: folhas, flores, animais, conchas, é assim por diante. 

 Por sua vez, estações mais frias como o outono e o inverno pedem o uso de peças com cores mais quentes (roxo, bordô, preto, cinza, marrom, entre outras). Os tecidos também fazem toda a diferença. Nessas estações, o recomendável é escolher almofadas decorativas de veludo ou de camurça. 

4. Escolha onde colocar as almofadas

No geral, não há muitas regras sobre onde colocar as almofadas dentro do seu apartamento. Para se ter uma ideia, a escolha depende diretamente das suas preferências e da proposta de cada cômodo. 

Geralmente, esses itens são mais utilizados na sala de estar e nos quartos. Todavia, fique sabendo que também é possível colocar as almofadas em outros espaços do seu apartamento. Alguns exemplos são: no escritório, na varanda, na sala de televisão ou de jogos, entre outros.

5. Considere o tamanho dos móveis

Já sabe exatamente onde pretende colocar as almofadas decorativas em seu apartamento? Então não deixe de pensar antes de qualquer coisa na superfície ou até mesmo no móvel que receberá essas peças e principalmente analisar os tamanhos. 

Caso queira colocar a almofada em cima de uma poltrona pequena, a melhor opção são os modelos menores, capazes de se adaptar corretamente às dimensões do móvel. Afinal de contas, ao colocar uma almofada gigante, por exemplo, o item acabará cobrindo uma grande parte do assento e do encosto da poltrona,  por isso é importante ter cuidado. 

Se for preciso, não deixe de medir os móveis que irão receber as almofadas decorativas para não ter nenhum problema em relação ao tamanho. 

6. Cuidado com o visual monótono

Em algumas das dicas já foi falado que é importante ter cuidado para não deixar o visual de um determinado ambiente monótono. De qualquer forma, é válido separar um tópico apenas para falar mais a respeito desse assunto. 

Afinal, com certeza você não quer que seu apartamento fique sem graça, não é mesmo? Na verdade, se está pensando em usar almofadas decorativas com certeza deseja um efeito totalmente contrário. 

Pensando nisso, tenha sempre em mente que a monotonia pode aparecer, por exemplo, ao usar almofadas da mesma cor do tapete, da poltrona, do vaso, da cortina, e assim por diante. Diferente do que muitos pensam, todas as coisas combinando não é algo visualmente agradável e aconchegante. 

O interessante mesmo é fazer com que as almofadas decorativas se tornem pontos de contraste na decoração do seu apartamento. 

7. Coloque outros itens combinando com as almofadas

Como se todas as dicas dadas acima não bastassem, outra sugestão que pode fazer a diferença dentro do seu apartamento é colocar outros itens de design no ambiente que combinem com as almofadas decorativas escolhidas, seja na cor ou na textura, não importa. 

Dessa forma é possível contribuir ainda mais com o processo de redecoração do seu apartamento, ainda sem precisar gastar muito para isso. 

8. Use e abuse da sua criatividade

Por fim, mas não menos importante, na hora de colocar as almofadas decorativas no seu apartamento use e abuse da melhor forma possível da sua criatividade. Não se esqueça de que tudo deve ser feito, principalmente, levando em conta seus gostos pessoais e necessidades, certo? Tudo isso além do conforto do seu lar, é claro. 

Sendo assim, se preferir misture as estampas, as cores e as texturas. Ou foque no básico se você gostar mais. O importante de tudo é que você se sinta bem dentro da sua casa com a nova decoração. 

Como deu para perceber, portanto, as almofadas decorativas oferecem inúmeras possibilidades para você mudar o visual do seu apartamento. Portanto, analise quais delas mais atendem suas necessidades e seus gostos, e invista nessas peças que podem fazer toda a diferença.

Leia também:

Deixe seu comentário